302 Found

302 Found


nginx

A estrutura do PPGCC/UFRJ tem uma área de concentração “Contabilidade e Controladoria” e uma linha de pesquisa “Contabilidade e Sociedade”, dividida em 18 projetos de pesquisa, descritos a seguir:

Accountability e Gestão Pública

Descrição do Projeto: :o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pela profa. Claudia Cruz, é analisar e avaliar as práticas de gestão e accountability de entidades públicas, com os seguintes focos: 1) Governança no setor público e avaliação de práticas de transparência e divulgação de informações públicas; 2) Modelos de divulgação de informações e relatórios públicos; 3) Análise e avaliação de decisões orçamentárias; 4) Acompanhamento e avaliação de indicadores e relatórios fiscais de entidades públicas; 5) Compreensão da realidade fiscal de entes municipais; 6) Padrões e normas contábeis no setor público; 7) Avaliação de práticas de controle interno e externo em entidades públicas; 8) Acompanhamento e avaliação de novas formas de gestão pública, que incluem consórcios, contratos de gestão e parcerias público-privadas; e 9) Acompanhamento e avaliação de Contratos de concessão.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Pareceres Prévios e Relatórios sobre as Contas de Gestão: um estudo à luz dos parâmetros da OCDE”. Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn. Financiamento: ECG/TCE-RJ - Edital 02/2015 (bolsa) - 06/2016 até 07/2018. Projeto “Gestão Fiscal e Resiliência Financeira em Governos Subnacionais”. Coordenação: Profa. Claudia Cruz.

Financiamento: COPPETEC - Edital CEPG Nº 155/2020 (Bolsa e apoio financeiro) - 07/2020 (em andamento).

Financiadores: TCE/RJ (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); COPPETEC (Bolsa e Apoio Financeiro); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Análise do Desempenho Organizacional

Descrição do Projeto: o projeto, coordenado pela professora Patrícia Bortolon, tem como objetivo analisar o desempenho organizacional, por meio da utilização de ferramentas quantitativas e qualitativas de análise da performance empresarial, que tenham como base tanto indicadores financeiros quanto não financeiros. Além disso, discutem-se as implicações das estruturas organizacionais, tais como a Governança Corporativa, no desempenho empresarial. Um dos principais resultados esperados com este projeto é a disseminação de uma cultura de análise e avaliação do desempenho organizacional, tão importante nos dias de hoje.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Governança Corporativa – Determinantes e Impactos”. Coordenação: Profa. Patrícia Bortolon.

Financiamento: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 2 do CNPq (bolsa) - 03/2017 até 02/2020.

Financiadores: CNPq (Bolsa-PQ); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Apoio à Gestão Governamental

Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pela profa. Fernanda Sauerbronn, tem por objetivo estudar e analisar os instrumentos do sistema de controle governamental e as práticas de gestão pública, propondo sugestões para seu desenvolvimento.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Governança Pública e Controle Social por meio dos Conselhos Municipais”. Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn. Financiamento: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 2 do CNPq (bolsa) – 03/2019 (em andamento).

Projeto de treinamento de pessoal por meio do Programa de Qualificação Institucional da UFRJ (Apoio Financeiro) – Coordenação: Profa. Claudia Cruz – 03/2019 (em andamento)

Financiadores: CNPq (Bolsa-PQ); PQI/UFRJ (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Ciência e Ensino Contábil

Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pelo professor José Ricardo, objetiva estudar os limites da ciência contábil, seu relacionamento com os outros campos do conhecimento e as melhores práticas para sua divulgação. O projeto tem como objetivos secundários: (i) estabelecer o perfil do profissional de contabilidade que as organizações desejam; (ii) definir o perfil dos egressos dos cursos de ciências contábeis; (iii) buscar uma maior compreensão sobre as práticas didáticas adotadas nos cursos de ciências contábeis; (iv) definir o grau de relacionamento existente entre os cursos de graduação em ciências contábeis e os programas stricto-sensu; (v) estabelecer o perfil do entrante nos programas stricto-sensu de contabilidade; (vi) definir a imagem que o contador tem frente à sociedade; (vii) definir o grau de relacionamento existente entre as ciências contábeis e as demais ciências humanas e sociais; (viii) realizar estudos visando definir a adequabilidade dos currículos dos cursos de ciências contábeis às necessidades sociais; e (ix) compreender o processo de aprendizagem dentro das organizações e sua contribuição para a construção do capital intelectual.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Metodologias Qualitativas e Epistemologias Críticas: possibilidades para construção de conhecimentos em Contabilidade Gerencial”. Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn. Financiamento: CAPES – Edital PDE-CAPES 15/2016 (bolsa) - 03/2017 até 02/2018.

Projeto “Accounting and Society In Brazil: Broadening Perspectives. Bolsa prof. Visitante do Exterior – CAPES PRINT. Coordenaçao: Fernanda Sauerbronn. Beneficiário: Jim Haslam.

Financiadores: PDE-CAPES (Bolsa); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Construção do Valor Corporativo

Descrição do Projeto: : o projeto de pesquisa, coordenado pelo prof. André Bufoni, desenvolve estudos relativos a ferramentas de auxílio à gestão das organizações, relacionados à construção e mensuração do valor corporativo nas dimensões socioeconômicas e ambientais, em diversos setores produtivos.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Modelagem de Indicadores de Desempenho em Empresa do Setor Elétrico: uma análise de desempenho à luz das linguagens contábil, econômica e financeira”. Coordenação: Profs. André Bufoni e Araceli Cristina. Financiamento: ANEEL/LIGHT – Programa P&D do Setor Elétrico (bolsa e apoio financeiro) - 04/2018 (em andamento).

Financiadores: P&D ANEEL/LIGHT (Bolsa e Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais

Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pela prof. Yara Cintra, em por objetivo estudar os sistemas de controle, registro, gerenciamento e divulgação do impacto corporativo na esfera socioambiental e seu relacionamento com a gestão da responsabilidade social das organizações. O projeto tem como objetivos secundários: (i) analisar a inclusão da variável ambiental nos relatórios gerenciais; (ii) definir métodos de evidenciação dos passivos ambientais corporativos à sociedade; (iii) proceder uma análise crítica do atual estágio dos relatórios sociais; (iv) buscar um maior entendimento sobre a responsabilidade social corporativa; (v) compreender as limitações dos sistemas econômicos para a geração do bem-estar social; e (vii) problematizar o papel das empresas neste contexto.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Certificação Empresa Cidadã”. Coordenação: Profa. Araceli Cristina. Financiamento: CRC-RJ – Edital Certificação Empresa Cidadã (apoio financeiro) – 01/2013 até 12/2018.

Projeto “Impactos do Veganismo no Cenário de Mudanças Climáticas: uma agenda de pesquisa em contabilidade, sociedade e sustentabilidade”. Beneficiário: Yara Cintra

Financiadores: CRC-RJ (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CAPES (PrINT – Bolsa Pós-Doutorado); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Contabilidade em Mercados Regulados

Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pelo prof. Adriano Rodrigues, tem como objetivo promover a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos sobre o tema Contabilidade em Mercados Regulados, buscando evidências empíricas no universo de empresas brasileiras reguladas, por exemplo: Companhias Abertas (CVM); Instituições Financeiras (BACEN); Sociedades Seguradoras (SUSEP); Empresas do Setor de Saúde (ANS); Empresas do Setor de Petróleo e Gás (ANP); Empresas do Setor de Energia Elétrica (ANEEL); Empresas do Setor de Telecomunicações (ANATEL); Empresas do Setor de Transportes (ANTT, ANTAQ e ANAC).

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Índice de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica”. Coordenação: Profs. Adriano Rodrigues e Marcelo Alvaro. Financiamento: ANEEL/CPFL – Programa P&D com bolsas para pesquisadores (bolsa) - 07/2015 até 06/2017.

Projeto “Análise dos Potenciais Impactos da Contabilização dos Contratos de Concessão nas Tarifas de Serviços Públicos”. Coordenação: Prof. Adriano Rodrigues. Financiamento: FUJB – Bolsa PDE (bolsa) - 07/2017 até 06/2018.

Projeto “Contabilidade para Seguros e Previdência Privada”. Coordenação: Prof. Adriano Rodrigues. Financiamento: FUNENSEG (apoio financeiro) – 03/2016 até 12/2018.

Financiadores: P&D ANEEL/CPFL (Bolsa); FUJB - PDE (Bolsa); FUNENSEG (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Convergência das Normas Contábeis

Descrição do Projeto: : Diante do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade no Brasil, o presente projeto, coordenado pelo prof. Odilanei dos Santos, tem por objetivo avaliar as diferenças apresentadas pelas empresas brasileiras a partir da adoção das IFRS.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “A Efetividade da Academia no Processo de Regulação Contábil Internacional”. Coordenação: Prof. Odilanei dos Santos. Financiamento: Edital CNPq/ MCTI Nº 25/2015 (apoio financeiro) - 12/2015 até 06/2018.

Financiadores: CNPq (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Empresas Brasileiras em um Contexto Internacionalizado

Descrição do Projeto: : o presente projeto, coordenado pela profa. Ana Carolina, tem foco no estudo da gestão das empresas brasileiras em um cenário globalizado que exige uma convivência intercultural.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “A Cultura do Management e o Ensino em Administração em Universidades Públicas Federais: implicações para formação dos futuros gestores”. Coordenação: Profa. Ana Carolina Pimentel. Financiamento: FAPERJ - APQ1 - Auxílio à Pesquisa Básica - 2016/2 (apoio financeiro) - 08/2016 (em andamento).

Financiadores: Faperj (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Governança Corporativa e Informações Contábeis

Descrição do Projeto: :o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pelo prof. José Elias, é avaliar as diferentes configurações dos modelos e estruturas de governança corporativa no Brasil e no Mundo. O projeto avaliará questões relacionadas ao Conselho de Administração (one-tier, two-tier e mixed), Comitê de Auditoria e outros Comitês e Conselho Fiscal. Por fim, avaliar-se-á como a qualidade dos arranjos da governança corporativa contribuem para melhorar a informação divulgada aos acionistas e como contribuem para gerar valor e aumentar o desempenho das companhias abertas.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Governança Corporativa: qual a combinação do conselho fiscal e do comitê de auditoria agrega valor aos acionistas”. Coordenação: Prof. José Elias. Financiamento: Edital FAPES 09/2018 (apoio financeiro à visita técnica) - 07/2018 até 08/2018.

Projeto “Efeitos da existência e da eficiência do comitê de auditoria no desempenho e na qualidade das demonstrações contábeis das companhias abertas ao redor do mundo”. Coordenação: Prof. José Elias. Financiamento: Edital MCTIC/CNPQ Nº 28/2018 – Universal (apoio financeiro) – 02/2019 (em andamento)

Financiadores: CNPq (Apoio Financeiro); FAPES (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Identificação e análise da evidenciação dos indicadores econômico-financeiros e ambientais por parte das empresas poluidoras brasileiras

Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pela profa. Araceli Cristina, tem como objetivo identificar e analisar, dentre as empresas do Brasil consideradas como poluidoras, o comportamento de seus indicadores econômico e financeiros e seu possível relacionamento com os indicadores ambientais.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Análise de demonstrativos financeiros e banco de dados com indicadores”. Coordenação: Profa. Araceli Cristina.

Financiamento: ABRACONEE - Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica – Edital Estudos sobre Indicadores Contábil-financeiros e Ambientais de Cias Distribuidoras de Energia Elétrica no Brasil (apoio financeiro) - 10/2013 (em andamento).

Projeto Viabilidade econômico-financeira de projetos e energia sustentável relacionados ao aproveitamento de resíduos agrícolas e urbanos. Bolsa de Pós-Doutorado. Beneficiário: André Luiz Bufoni.

Financiadores: ABRACONEE (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CAPES PRINT (Bolsa Pós-Doutorado); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Informação ao Mercado

Descrição do Projeto: : o presente projeto, coordenado pelo prof. José Augusto, tem por objetivo analisar o desenvolvimento da boa prática contábil necessária à divulgação de informações relevantes e tempestivas aos usuários externos das demonstrações financeiras.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Análise dos Determinantes da Qualidade da Informação Contábil no Brasil: um estudo com base na relevância, na tempestividade e na informatividade para o período de 2002 a 2016”. Coordenação: Prof. Marcelo Alvaro.

Financiamento: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 1D do CNPq (bolsa) - 03/2015 até 02/2020.

Financiadores: CNPq (Bolsa PQ); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Julgamento e Processo Decisório em Contabilidade

Descrição do Projeto: o projeto, coordenado pelo professor Adolfo Coutinho, tem como objetivo analisar o processo decisório de profissionais da área contábil-financeira, por meio da aplicação experimentos e quase-experimentos, onde o respondente éconvidado a tomar uma decisão ou emitir uma opinião em uma situação de sua área de atuação. Cabe ressaltar que se tornam relevantes estudos desta natureza, particularmente no campo contabilidade, em função das recentes alterações nas normas contábeis no Brasil. O processo de convergência aos padrões internacionais trouxe mudanças de diversas naturezas, dentre as quais aquelas relacionadas aos aspectos comportamentais pertinentes ao processo de escolha contábil. Principalmente, em função da primazia da essência sobre a forma, o exercício do julgamento se torna premente aos profissionais da área. Daí a necessidade de realização de estudos sobre o comportamento decisório no ambiente contábil-financeiro.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

APQ Coppetec (Apoio Financeiro) – Fundo de Amparo à Pesquisa em Contabilidade – Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn – 01/2016 (em andamento)

Financiadores: Coppetec (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Pesquisa em Avaliação em Ciência e Tecnologia

Descrição do Projeto: : o presente projeto, coordenado pelo prof. Pierre Ohayon, desenvolve estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento de metodologia para avaliação de projetos de C&T brasileiros. Esses estudos são conduzidos por especialistas oriundos de conceituadas instituições do país notavelmente da CNEN, EMBRAPA, PETROBRAS, FINEP, UNICAMP, USP, ABC e do exterior (CNAM, CNRS, OST). Especificamente, em relação à CNEM, o projeto vem ajudando no desenvolvimento de metodologia para avaliação de projetos de C&T submetidos à Agência Internacional de Energia Atômica/Viena (AIEA). Essa iniciativa é a única dentre 130 países membros da AIEA contemplados com apoios financeiros para P&D civil. Além disso, o projeto tem se voltado para auxiliar o IC-NOCMAT - International Committee on Non-Conventional Materials and Technologies, do qual o Prof. Pierre é membro, no desenvolvimento de um marco lógico de gerenciamento e avaliação de projetos científicos e tecnológicos relacionados com materiais e tecnologias não convencionais usados na construção civil.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Modelo para Avaliação das Ações de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu – Redebambu/BR”. Coordenação: Prof. Pierre Ohayon.

Financiamento: FAPERJ - Edital 08/2015 - Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades (apoio financeiro) - 05/2016 (em andamento).

Financiadores: FAPERJ (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa); CNPq - PIBIC-EM (Bolsa).

Pesquisa Contábil em Mercado de Capitais

Descrição do Projeto: :o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pelo prof. Alfredo Sarlo, é analisar as decisões financeiras das empresas e sua relação com o mercado de capitais, tendo a contabilidade como meio de comunicação entre ambos. Serão avaliadas, por exemplo, determinantes e impactos de decisões de: abertura ou fechamento de capital; emissão de títulos de dívida ou contratação privada; decisões de investimento; decisões de distribuição de lucros. O tripé da estratégia financeira empresarial (financiamento, investimento e distribuição de resultados) será investigado sempre observando o contexto do mercado de capitais e a contabilidade como ferramenta de comunicação e análise de resultados das estratégias adotadas. O mercado de capitais como elemento influenciador das decisões empresariais também será alvo de investigação através das decisões de investimento de seus principais atores (investidores institucionais), da influência dos órgãos reguladores e dos choques sistemáticos.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Finanças Corporativas e o Mercado de Capitais”. Coordenação: Profa. Patrícia Bortolon.

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES – Edital 006/2014 - Universal Individual (apoio financeiro) - 07/2015 até 03/2018.

Financiadores: FAPES (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Políticas de Inclusão e Tecnologias Assistivas na Educação Contábil e Financeira

Descrição do Projeto: :o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pela profa. Mônica Gomes, é avaliar a adequação das políticas, estratégias, práticas e tecnologias educacionais para a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) em suas atividades profissionais e acadêmicas no campo de Administração e Contabilidade, visando à sua inclusão social e cidadania. Assim, busca-se proporcionar reflexões e conhecimento sobre meios de garantir direitos e oportunidades às pessoas com deficiência na área contábil e financeira, tanto nas Instituições de Ensino Superior, bem como no mercado de trabalho, realizando pesquisas sobre o acesso, a permanência e o atendimento especializado de pessoas com deficiência. O projeto propõe estudos para compreensão das necessidades específicas de discentes com deficiência no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, abordando aspectos pedagógicos e didáticos e a utilização de Tecnologias Assistivas.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

APQ FUJB (Apoio Financeiro) – Fundo de Amparo à Pesquisa em Contabilidade – Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn – 01/2012 (em andamento)

APQ Coppetec (Apoio Financeiro) – Fundo de Amparo à Pesquisa em Contabilidade – Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn – 01/2016 (em andamento)

Financiadores: Coppetec (Apoio Financeiro); FUJB (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Qualidade das Informações Contábeis

Descrição do Projeto: : o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pelo prof. Marcelo Alvaro, é analisar a qualidade das informações contábeis de empresas no Brasil e em outros países e identificar os principais fatores determinantes dessa qualidade no nível organizacional e institucional (país).

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

Projeto “Análise dos Determinantes da Qualidade da Informação Contábil no Brasil: um estudo com base na relevância, na tempestividade e na informatividade para o período de 2002 a 2015”. Coordenação: Prof. Marcelo Alvaro.

Financiamento: Edital MCTI/CNPq/Universal 14/2014 (apoio financeiro) - 12/2014 até 12/2017.

Projeto “Impacto da Qualidade dos Accruals na Qualidade da Informação Contábil: uma análise a partir dos desvios de ordem e dos erros de extensão temporal”. Coordenação: Prof. Marcelo Alvaro.

Financiamento: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 1B do CNPq (bolsa) - 03/2020 (em andamento).

Financiadores: CNPq (Apoio Financeiro); CNPq (Bolsa PQ); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

Sistemas de contabilidade e controle gerencial em pequenas e médias empresas

Descrição do Projeto: : o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pelo prof. Moacir Sancovschi, é identificar os obstáculos à implantação e utilização de sistemas de contabilidade e controle gerencial em pequenas e médias empresas.

Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):

APQ FUJB (Apoio Financeiro) – Fundo de Amparo à Pesquisa em Contabilidade – Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn – 01/2012 (em andamento)

Financiadores: FUJB (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq - PIBIC (Bolsa).

 

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de  medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis . Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida , entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ acessando a página eletrônica  da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 2598-1619/1620, das 09h00 às 17h00.

UFRJ PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ