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Buscando contribuir para a construção de conhecimento em Ciências Contábeis, o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) desenvolve a linha de pesquisa "Contabilidade e Sociedade" por quatro razões principais. Primeiramente, as empresas nos dias de hoje são, possivelmente, os agentes mais atuantes e influentes dentro de uma sociedade, logo um maior entendimento sobre suas operações representa uma maior compreensão sobre a própria sociedade. Em segundo lugar, como as empresas são agentes sociais que disponibilizam produtos, contratam pessoas e adquirem insumos, o desenvolvimento de instrumentos que auxiliem sua gestão e aumentem sua longevidade, tem um potencial de aumentar o bem-estar em uma sociedade. Em terceiro lugar, as empresas, em paralelo ao aumento potencial de bem-estar, geram subprodutos indesejáveis, e a adequada avaliação das externalidades permitirá à sociedade compreender os custos inerentes aos caminhos escolhidos e sinalizará possíveis ajustes. Por último, o desenvolvimento e a propagação de uma ciência que permite maior conhecimento da sociedade em que se está inserido e que busca um incremento do bem-estar é um movimento socialmente desejável.
Esta linha de pesquisa é composta pelos seguintes projetos de pesquisa:

Análise do Desempenho Organizacional

Ano Início: 2009 – em andamento
Descrição do Projeto: Este projeto tem como objetivo analisar o desempenho organizacional, tendo como base a utilização de ferramentas quantitativas e qualitativas de análise da performance empresarial, que tenham como base tanto indicadores financeiros quanto não financeiros.

Questionamentos de quais indicadores utilizar, quais são as perspectivas relevantes e como consolidá-los de forma a estabelecer um critério justo de avaliação de performance estão presentes em vários estudos e no dia-a-dia das empresas. Sendo assim, um dos principais resultados esperados com este projeto, é a disseminação de uma cultura de análise e avaliação do desempenho organizacional, tão importante nos dias de hoje.

Dentre os principais aspectos estudados pode-se destacar os seguintes:
» Utilização de ferramentas de análise multicritério (tais como, DEA e AHP) para consolidar indicadores de diversas perspectivas em uma medida única multicriterial de desempenho.
» Análise da relevância da informação contábil para a análise do desempenho organizacional pelo mercado de capitais.
» Análise do impacto do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade sobre o desempenho organizacional.
» Avaliação de projetos de investimento com vistas a criação de valor para as organizações.
» Análise do impacto da racionalidade limitada no processo decisório dos gestores e por conseguinte no desempenho organizacional.
» Análise da sustentabilidade organizacional por meio da conjugação de indicadores financeiros, sociais e ambientais.

Coordenador: Marcelo Alvaro da Silva Macedo
Participantes: José Ricardo, Ana Carolina, Samuel Cogan, Moacir Sancovschi,
Financiadores:

CNPq

Auxílio Financeiro

CNPq

PIBIC Bolsa

FAPERJ

Auxílio Financeiro

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
1) Projeto intitulado “Análise e Avaliação do Desempenho Organizacional: a criação do Laboratório de Estudos sobre Desempenho Organizacional (LEDO)” sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento: Edital FAPERJ 04/2009 - Auxílio à Pesquisa (APQ-1) – Programa de Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2009.

2) Projeto Individual Vinculado: “Análise dos Determinantes da Qualidade da Informação Contábil no Brasil: um estudo com base na relevância, na tempestividade e na informatividade para o período de 2002 a 2015” sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento: Edital MCTI/CNPq/Universal 14/2014.

3) Projeto intitulado “Análise dos Determinantes da Qualidade da Informação Contábil no Brasil: um estudo com base na relevância, na tempestividade e na informatividade para o período de 2002 a 2016”, sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento:  Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 1D do CNPq – 2015 a 2019.

 

 

Análise do Impacto da Teoria da Racionalidade Limitada sobre o Processo Decisório em Contabilidade

Ano Início: 2009 – em andamento
Descrição do Projeto: O projeto tem como objetivo analisar o processo decisório de profissionais da área Contábil-Financeira e/ou alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração ou em Ciências Contábeis, por meio da aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas, onde o respondente será convidado a tomar uma decisão ou emitir uma opinião em uma situação de análise contábil-financeira. As perguntas do questionário serão preparadas de modo que se possa verificar, por meio da análise dos diversos Vieses de Decisão observáveis nos resultados, o impacto da Teoria dos Prospectos (KAHNEMAN e TVERSKY, 1979) e das Heurísticas de Julgamento - Representatividade, Disponibilidade e Ancoragem e Ajustamento (TVERSKY e KAHNEMAN, 1974). Sendo assim, o arcabouço teórico que sustenta os estudos que serão conduzidos no âmbito do presente projeto tem como base a Teoria da Racionalidade Limitada (SIMON, 1955 e 1957), que pode ser utilizada para explicar os vieses de decisão presentes nos estudos das áreas de Contabilidade e Finanças Comportamentais, que por sua vez são oriundos do uso das Heurísticas de Julgamento e da Teoria dos Prospectos. Por fim, cabe ressaltar que torna-se relevante estudos desta natureza na área contábil em função das recentes alterações nas normas contábeis no Brasil com vistas ao processo de convergência aos padrões internacionais, que trouxeram mudanças de diversas naturezas, dentre as quais as relacionadas às aspectos comportamentais pertinentes ao processo decisório. Isso porque principalmente em função da primazia da essência sobre a forma torna-se premente aos profissionais da área o exercício do julgamento. Daí a necessidade de realização de estudos sobre o comportamento decisório no ambiente contábil-financeiro.

Coordenador: Marcelo Alvaro da Silva Macedo
Participantes: José Ricardo, Moacir Sancovschi, Pierre Ohayon, Samuel Cogan, Ana Carolina.
Financiadores:

FAPERJ

Auxílio Financeiro

CNPq - PIBIC

Bolsa

UFRJ/CEPG NI

Bolsa

CNPq

Bolsa PQ2

FAPERJ

Auxílio Financeiro

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
» Projeto intitulado “Análise do Processo Decisório em Contabilidade: um estudo apoiado na Teoria da Racionalidade Limitada” sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro (UFRJ). Financiamento: Edital FAPERJ 09/2011 - Auxílio à Pesquisa (APQ-1) – Programa de Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2011.

» Projeto intitulado “Análise do Impacto da Teoria da Racionalidade Limitada no Processo Decisório em Contabilidade” sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 2 do CNPq.

 

 

 

Apoio à Gestão Governamental

Ano Início: 2004 – em andamento
Descrição do Projeto: Tem por objetivo estudar e analisar os instrumentos do sistema de controle governamental, propondo sugestões para seu desenvolvimento.

Coordenador: Fernanda Filgueiras Sauerbronn
Participantes: Ana Carolina, Araceli Cristina, José Elias, José Ricardo, Marcelo Alvaro, Pierre Ohayon.
Financiadores:

UFRJ/PR6

Bolsa

CNPq

Auxílio Financeiro

FAPERJ

Auxílio Financeiro

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
1) Projeto de Pesquisa "Governança Público-Privada no Provimento de Bens Públicos: Atores, Modelos de Ação e Processos de Inovação" sob a coordenação da Profa. Fernanda Sauerbronn. Financiamento: MCTI /CNPq /MEC/CAPES Nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
2) Projeto intitulado “A Institucionalização da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público sob a ótica da Teoria Tridimensional do Direito” sob a orientação do Prof. José Elias. Sem financiamento junto à órgãos de fomento.

3) Projeto de Pesquisa "Governança Público-Privada no Provimento de Bens Públicos: Atores, Modelos de Ação e Processos de Inovação" sob a coordenação da Profa. Fernanda Sauerbronn. Financiamento: FAPERJ (APQ 1) – Edição 2012. (Finalizado em 2015).

4) Projeto de Pesquisa "Accountability e Governança Pública: uma análise dos pareceres prévios das contas de gestão distrital e estaduais pelos Tribunais de Contas no Brasil" sob a coordenação da Profa. Fernanda Sauerbronn. Financiamento: Edital TCE Nº 001/20152 – Escola de Contas de Gestão (Finalizado em jun/2016).

5) Projeto de Pesquisa “Pareceres Prévios e Relatórios sobre as Contas de Gestão: um estudo à luz dos parâmetros da OCDE” sob coordenação da Profa. Fernanda Sauerbronn. Financiamento: Edital 02/2015 da ECG/TCE-RJ. (em andamento)

 

 

 

Contabilidade em Mercados Regulados

Ano Início: 2010 – em andamento
Descrição do Projeto: Tem como objetivo promover a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos sobre o tema CONTABILIDADE EM MERCADOS REGULADOS, buscando evidências empíricas no universo de empresas brasileiras reguladas, por exemplo: Companhias Abertas (CVM); Instituições Financeiras (BACEN); Sociedades Seguradoras (SUSEP); Empresas do Setor de Saúde (ANS); Empresas do Setor de Petróleo e Gás (ANP); Empresas do Setor de Energia Elétrica (ANEEL); Empresas do Setor de Telecomunicações (ANATEL); Empresas do Setor de Transportes (ANTT, ANTAQ e ANAC).

Coordenador: Adriano Rodrigues
Participantes: Alfredo Sarlo Neto, Marcelo Alvaro, José Augusto, José Elias, Moacir Sancovschi, Natan Szuster.
Financiadores:

CNPq

Auxilio Financeiro

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
1) Projeto intitulado “Análise dos Potenciais Impactos da Nova Contabilidade dos Contratos de Concessão sobre as Tarifas de Serviços Públicos” sob a coordenação do Prof. Adriano Rodrigues (UFRJ). Financiamento: MCTI /CNPq /MEC/CAPES Nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

2) Projeto intitulado “Análise da Contabilidade em Mercados Regulados: o caso do mercado de seguros no Brasil” sob a coordenação do Prof. Adriano Rodrigues (UFRJ). Financiamento: FUNENSEG – Edital de Bolsas de Estudos Aplicados (2014 a 2016).

3) Projeto intitulado “Índice de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica” com a participação dos profs Adriano Rodrigues e Marcelo Alvaro. Financiamento: ANEEL – Programa P&D com bolsas para pesquisadores (2015 a 2017)

 

 

 

Ciência e Ensino Contábil

Ano Início: 2004 – em andamento
Descrição do Projeto: Objetiva estudar os limites da ciência contábil, seu relacionamento com os outros campos do conhecimento e as melhores práticas para sua divulgação. Objetivos Secundários: Estabelecer o perfil do profissional de contabilidade que as organizações desejam. Definir o perfil dos egressos dos cursos de ciências contábeis. Buscar uma maior compreensão sobre as práticas didáticas adotadas nos cursos de ciências contábeis. Definir o grau de relacionamento existente entre os cursos de graduação em ciências contábeis e os programas stricto-sensu. Estabelecer o perfil do entrante nos programas stricto-sensu de contabilidade. Definir a imagem que o contador tem frente à sociedade. Definir o grau de relacionamento existente entre as ciências contábeis e as demais ciências humanas e sociais. Realizar estudos isando definir a adequabilidade dos currículos dos cursos de ciências contábeis às necessidades sociais. Entender o processo de aprendizagem dentro das organizações e sua contribuição para a construção do capital intelectual.

Coordenador: Jose Ricardo Maia de Siqueira
Participantes: Ana Carolina, Araceli Cristina, Samuel Cogan.
Financiadores:

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
1) Projeto intitulado “Análise da Aplicabilidade da Normalização de Periódicos Científicos na Área de Administração” sob a coordenação da Profa. Ana Carolina. Sem financiamento junto à órgãos de fomento.

2) Projeto intitulado “A Cultura do Management e o Ensino em Administração em Universidades Públicas Federais: implicações para formação dos futuros gestores” sob a coordenação da Profa. Ana Carolina Pimentel. Financiamento: APQ1 - Auxílio à Pesquisa Básica - 2016/2 – FAPERJ (em andamento)

 

 

 

Construção do Valor Corporativo

Ano Início: 2004 – em andamento
Descrição do Projeto: Desenvolverá estudos relativos a ferramentas de auxílio à gestão das organizações.

Coordenador: Samuel Cogan
Participantes: Ana Carolina, Celso Lemme, Fernanda Sauerbronn, Frederico Carvalho, José Augusto, Moacir Sancovschi, Patrícia Bortolon, Marcelo Alvaro.
Financiadores:

UFRJ/PIBIC

Bolsa

CNPq

Auxílio Financeiro

Projetos Individuais Vinculados:
» Projeto intitulado “Modelos e Medidas em Marketing de Serviços” sob a coordenação do Prof. Frederico Carvalho. Sem financiamento de órgãos de fomento.

» Projeto intitulado “Avaliação do Desempenho Organizacional de Instituições Financeiras no Brasil: aplicando a Análise Envoltória de Dados (DEA) em informações contábil-financeiras nos segmentos bancário e de seguro” sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento: Edital MCT/CNPq 03/2008 - área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

 

 

 

Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais

Ano Início: 2004 – em andamento
Descrição do Projeto: Tem por objetivo estudar o registro e a divulgação do impacto corporativo na esfera sócio-ambiental e seu relacionamento com a responsabilidade social das organizações. Objetivos Secundários: Analisar a inclusão da variável ambiental nos relatórios gerenciais. Definir métodos de evidenciação dos passivos ambientais corporativos à sociedade. Proceder a uma análise crítica do atual estágio dos relatórios sociais. Buscar um maior entendimento sobre a responsabilidade social corporativa. Entender as limitações dos sistemas econômicos para a geração do bem-estar social e entender o papel das empresas neste contexto.

Coordenador: Araceli Cristina de Sousa Ferreira
Participantes: Celso Lemme, José Ricardo, Marcelo Alvaro.
Financiadores:

UFRJ/PIBIC

Bolsa

FAPESP/FAPERJ

Auxílio Financeiro

Projetos Individuais Vinculados:
1) Projeto de Pesquisa intitulado “Fatores econômicos e socioambientais estimulantes para que as empresas adotem mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL)” sob a coordenação da Profa. Araceli Cristina. Financiamento: FAPESP/FAPERJ.
2) Projeto intitulado: “Incorporação de Aspectos Socioambientais na Avaliação Econômico-Financeira de Projetos e Empresas” sob a coordenação do Prof. Celso Lemme. Sem financiamento junto à órgãos de fomento.

3) Projeto intitulado “Modelo para Avaliação das Ações de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu – Redebambu/BR”, sob coordenação do Prof. Pierre Ohayon. Financiamento: FAPERJ, Edital 08/2015 (“Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades”), Processo n o E-26/210.129/2016, intitulado. Período de vigência: abril/2016 a março 2019

 

 

 

Convergência das Normas Contábeis

Ano Início: 2006 – em andamento
Descrição do Projeto: Avaliar as diferenças apresentadas pelas empresas brasileiras que publicam demonstrações contábeis de acordo com as duas metodologias.

Coordenador: Natan Szuster
Participantes: Marcelo Alvaro, José Augusto, Frederico Carvalho, Patrícia Bortolon, Adriano Rodrigues.
Financiadores:

CNPq

Auxílio Financeiro

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
1) Projeto intitulado “Análise da Qualidade das Informações Contábeis no Contexto de Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade” sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento: Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES 18/2012 - área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

2) Projeto intitulado “A Efetividade da Academia no Processo de Regulação Contábil Internacional” sob a coordenação do Prof. Odilanei. Financiamento: Edital CNPq/ MCTI Nº 25/2015 (em andamento).

3) Projeto intitulado “Análise dos Determinantes da Qualidade da Informação Contábil no Brasil: um estudo com base na relevância, na tempestividade e na informatividade para o período de 2002 a 2015” sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento: Edital MCTI/CNPq/Universal 14/2014.

4) Projeto intitulado “Análise dos Determinantes da Qualidade da Informação Contábil no Brasil: um estudo com base na relevância, na tempestividade e na informatividade para o período de 2002 a 2016”, sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento:  Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 1D do CNPq – 2015 a 2019

 

 

 

Empresas Brasileiras em um Contexto Internacionalizado

Ano Início: 2006 – em andamento
Descrição do Projeto: Estudo da gestão das empresas brasileiras em um cenário globalizado que exige uma convivência intercultural.

Coordenador: Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca
Participantes: Fernanda Sauerbronn, Moacir Sancovschi, Samuel Cogan, Pierre Ohayon.
Financiadores:

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:

Projeto intitulado “A Cultura do Management e o Ensino em Administração em Universidades Públicas Federais: implicações para formação dos futuros gestores” sob a coordenação da Profa. Ana Carolina Pimentel. Financiamento: APQ1 - Auxílio à Pesquisa Básica - 2016/2 – FAPERJ (em andamento)

 

 

Fundos Setoriais: Quadro Metodológico para Avaliação das Ações de Desenvolvimento Científico e Tecnológico junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear

Ano Início: 2008 – em andamento
Descrição do Projeto: O presente projeto procura desenvolver um quadro metodológico para avaliação do FS-CNEN. O sistema de avaliação a ser proposto deve ser capaz de atingir ainda os seguintes objetivos específicos: (i) Aferição do grau de implementação dos objetivos e metas estratégicas do FSCNEN no âmbito dos quais projetos são submetidos pelos proponentes e apoiados pelos Fundos Setoriais e aderência às tendências internacionais da pesquisa científica e tecnológica; (ii) Triagem e análise dos resultados relevantes do ponto-de-vista da política de desenvolvimento científico e tecnológico, consubstanciada nos objetivos dos Fundos Setoriais e da instituição operadora dos projetos apoiados (notavelmente a possibilidade das tecnologias estudadas no âmbito dos projetos apoiados em transferir tecnologia da CNEN para a indústria e assegurar propriedade intelectual, em incorporar produtos e atender a demandas da indústria brasileira); (iii) Registro de todas as possíveis divergências entre os resultados esperados e os resultados reais, com análise de suas causas e implicações; (iv) Balanço do desempenho do FS-CNEN e das agências gestoras dos Fundos Setoriais que aportaram recursos, em termos de cumprimento dos prazos de liberação dos recursos, montantes de recursos efetivamente liberados e adequação à demanda; problemas para o cumprimento dos objetivos propostos pelos projetos apoiados, respostas às dificuldades que se tenham apresentado; (v) Avaliação dos impactos diretos do FS-CNEN (em relação a seus objetivos mais imediatos) e indiretos dos projetos apoiados (em relação às políticas e instituições envolvidas); (vi) Produção de um sumário dos dados estatísticos cobrindo todos os aspectos dos projetos apoiados e sua implementação.

Coordenador: Pierre Ohayon
Participantes: Araceli Cristina, Ana Carolina.
Financiadores:

FAPERJ

Auxílio Financeiro

CNEN

Auxílio Financeiro

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
» Projeto intitulado “Fundos Setoriais: Quadro Metodológico para Avaliação das Ações de Desenvolvimento Científico e Tecnológico” sob a coordenação do Prof. Pierre Ohayon. Financiamento: FAPERJ (processo E-26/112.247/2008) e CNEN.

 

 

 

Identificação e análise da evidenciação dos indicadores econômico-financeiros e ambientais por parte das empresas poluidoras.

Ano Início: 2010 – em andamento
Descrição do Projeto: Este projeto tem como objetivo identificar e analisar , dentre as empresas do Brasil consideradas como poluidoras, o comportamento de seus indicadores econômico e financeiros e seu possível relacionamento com os indicadores ambientais.

Coordenador: Araceli Cristina de Sousa Ferreira
Participantes: Celso Lemme, José Ricardo.
Financiadores:

CRC RJ

Auxílio Financeiro

ABRACONEE

Auxílio Financeiro, Outra

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:

1) Projeto intitulado “Certificação Empresa Cidadã”, sob a coordenação da Profa. Araceli Cristina. Financiamento: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro – CRC-RJ - Edital Empresa Cidadã – 2013. (em andamento).

2) Projeto intitulado “Análise de demonstrativos financeiros e banco de dados com indicadores”, sob a coordenação da Profa. Araceli Cristina. Financiamento: Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica – ABRACONEE – Edital Indicadores Contábil-Financeiros – 2013. (em andamento)

 

 

Informação ao Mercado

Ano Início: 2004 – em andamento
Descrição do Projeto: Análise do desenvolvimento da boa prática contábil necessária à divulgação de informações precisas e tempestivas aos usuários externos das demonstrações financeiras.

Coordenador: Jose Augusto Veiga da Costa Marques
Participantes: Adriano Rodrigues, Alfredo Sarlo Neto, Marcelo Alvaro, José Elias, Frederico Carvalho, Natan Szuster, Patrícia Bortolon.
Financiadores:

CNPq

Auxílio Financeiro

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
1) Projeto intitulado “Relação entre informação contábil e mercado de capitais” sob a coordenação do Professor Alfredo Sarlo Neto. Sem financiamento junto à órgãos de fomento.
2) Projeto intitulado “Lucro Econômico, Qualidade da Informação Contábil e Conservadorismo” sob a coordenação do Prof. José Elias Feres de Almeida. Sem financiamento junto à órgãos de fomento.
3) Projeto intitulado “Métodos Quantitativos em Contabilidade e Auditoria - aspectos metodológicos, aplicações empíricas e implicações profissionais” sob a orientação do Prof. Frederico Carvalho. Sem financiamento junto à órgãos de fomento.
4) Projeto intitulado “Análise do Impacto das Mudanças nas Normas Contábeis Brasileiras por conta do Processo de Harmonização às Normas Internacionais de Contabilidade” sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento: Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES 02/2010 - área de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

5) Projeto intitulado “Governança Corporativa - Determinantes e Impactos”, sob coordenação da professora Patrícia Bortolon. Financiamento: MCTI/CNPq/MEC/CAPES Edital 14/2013 (Finalizado em 2016).

6) Projeto intitulado “Finanças Corporativas e o Mercado de Capitais”, sob coordenação da professora Patrícia Bortolon. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, 2015 (em andamento).

7) Projeto intitulado “Pesquisa de Balanço”, sob coordenação do professor José Elias Feres de Almeida. Financiamento: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2015 (Finalizada em 2015).

8) Projeto intitulado “Transparência Nas Pequenas e Médias Empresas Brasileiras: O Efeito Da Auditoria Externa Nas Notas Explicativas”, sob a coordenação do Prof. José Elias Feres de Almeida. Financiamento: MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Ciências Humanas, Sociais E Sociais Aplicadas. (Finalizado em 12/2016).

9) Projeto intitulado “Escolha de Práticas Contábeis no Brasil: Uma Análise sob a Ótica dos Incentivos Contratuais da Firma”, sob coordenação do professor Adolfo Henrique Coutinho Silva. Financiamento: MCTI/CNPq/MEC/CAPES Edital No. 22/2014 – Ciências Humanas e Sociais (Finalizado em 12/2016).

10) Projeto intitulado “A Contratação de Serviços Extra-Auditoria: Determinantes e o Impacto sobre a Independência do Auditor Externo” sob a coordenação da profa. Patricia Bortolon. Financiamento: Edital: Chamada Universal – MCTI/CNPq Nº 14/2013 (Finalizado em 2014).

11) Projeto intitulado “Análise dos Determinantes da Qualidade da Informação Contábil no Brasil: um estudo com base na relevância, na tempestividade e na informatividade para o período de 2002 a 2016”, sob a coordenação do Prof. Marcelo Alvaro. Financiamento:  Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 1D do CNPq – 2015 a 2019

 

 

 

Pesquisa em Avaliação em Ciência e Tecnologia

Ano Início: 2000 – em andamento
Descrição do Projeto: O presente projeto, coordenado pelo prof. Pierre Ohayon, desenvolve estudos e pesquisas cuja repercussão envolvem os seguintes resultados: Participação ativa no Programa de Iniciação Científica CNPq-PIBIC/UFRJ no âmbito da Graduação e Segundo Grau (Colégio de Aplicação CAp/UFRJ). Participação no IC-NOCMAT - International Committee on Non-Conventional Materials and Technologies, com pesquisas sobre o desenvolvimento de um marco lógico de gerenciamento e avaliação de projetos científicos e tecnológicos relacionados com materiais e tecnologias não-convencionais usados na construção civil. Participação no desenvolvimento de metodologia para avaliação de projetos de C&T brasileiros submetidos à Agência Internacional de Energia Atômica / Viena (AIEA).

Coordenador: Pierre Ohayon
Participantes: Fernanda Sauerbronn, José Ricardo.
Financiadores:

FAPERJ

Auxílio Financeiro

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:
1) Projeto intitulado “Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado do Rio de Janeiro: Concepção e Proposta de Estrutura” sob a coordenação do Prof. Pierre Ohayon. Financiamento: FAPERJ.

2) Projeto intitulado “Modelo para Avaliação das Ações de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu – Redebambu/BR”, sob coordenação do Prof. Pierre Ohayon. Financiamento: FAPERJ, Edital 08/2015 (“Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades”), Processo n o E-26/210.129/2016, intitulado. Período de vigência: abril/2016 a março 2019

 

 

 

Sistemas de contabilidade e controle gerencial em pequenas e médias empresas

Ano Início: 2006 – em andamento
Descrição do Projeto: O objetivo deste projeto é identificar os obstáculos a implantação e utilização de sistemas de contabilidade e controle gerencial em pequenas e médias empresas.

Coordenador: Moacir Sancovschi
Participantes: José Ricardo, Samuel Cogan, Ana Carolina.
Financiadores:

UFRJ/PIBIC

Bolsa

Projetos Individuais Vinculados:

Projeto intitulado “Transparência Nas Pequenas e Médias Empresas Brasileiras: O Efeito Da Auditoria Externa Nas Notas Explicativas”, sob a coordenação do Prof. José Elias Feres de Almeida. Financiamento: MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Ciências Humanas, Sociais E Sociais Aplicadas. (Finalizado em 12/2016).

 

 

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