302 Found

Found

The document has moved here.

O aluno do mestrado precisa cumprir créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas, num total de 12 disciplinas de 30 horas-aula (2 créditos). Abaixo segue a listagem de disciplinas obrigatórias e eletivas:

Disciplinas Obrigatórias

Metodologia do Ensino Superior
Carga Horária:
 45 horas
Ementa: Universidade Brasileira: objetivos, funções e questões atuais. Legislação do ensino superior. Concepções de educação. Sujeitos da praxis pedagógica e suas competências. Didática. Metodologia e avaliação: conceitos e aspectos críticos. O processo ensino/aprendizagem da área de ciências contábeis.



Metodologia da Pesquisa em Ciências Contábeis
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Técnicas de estudo; Elaboração de projeto e relatório de pesquisa; Preparo de dissertação; Pesquisa: conceitos e finalidades; Problema metodológico da pesquisa; Construção científica; Teoria e prática; Ética, valores e compromisso social.



Métodos Quantitativos Aplicados
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Estatística Descritiva; Distribuições de Probabilidade; Inferência Estatística; Análise de Regressão.



Teoria da Contabilidade
Carga Horária: 45 horas
Ementa: O Posicionamento da Contabilidade no mundo atual. Objetivos da Contabilidade. A Evolução da Contabilidade. Estrutura Conceitual da Contabilidade. Evidenciação. Avaliação do Ativo e caracterização do Passivo. Apuração do Resultado e estrutura da Demonstração do Resultado. O conceito de Resultado abrangente, Ativo Intangível, Patrimônio Líquido e Perspectivas e Tendências teóricas e profissionais.



Pesquisa de Dissertação
Carga Horária: 0 horas
Ementa:

 

 

Disciplinas Eletivas

Análise de Investimentos
Carga Horária: 30 horas
Ementa: 
Conceitos básicos. Risco e Retorno. CAPM e APT. Avaliação de Ativos. Determinação dos Fluxos de Caixa Relevantes. Métodos para determinação da viabilidade de um investimento. Estrutura, Custo de Capital e Alavancagem. Política de Dividendos. Fundamentos de Opções. Administração do Capital de Giro.



Contabilidade Estratégica
Carga Horária: 30 horas
Ementa: 
Contabilidade Estratégica: Os postulados contábeis: uma aplicação moderna. A eficiência empresarial: programas de qualidade total, JIT e estrutura contábil adequada. Estratégia: tópicos de planejamento estratégico aplicáveis à contabilidade. A nova função de controle: a contabilidade estratégica.



Mercado de Capitais
Carga Horária: 30 horas
Ementa: Introdução ao mercado financeiro. Mercado de crédito e de capitais. Funcionamento do Mercado de Capitais: bolsa de valores, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários e bancos de investimento. Mercado primário e secundário. Títulos e Valores Mobiliários: ações, debentures, comercial paper, etc. Normas legais aplicáveis.



Seminários de Cultura Contemporânea
Carga Horária: 30 horas
Ementa: Assuntos de cultura geral que possam "abrir" a mente dos cientistas da contabilidade, de modo a inserir os questionamentos e a produção de novos conhecimentos em contabilidade num contexto social mais amplo.



Tópicos Contemporâneos em Contabilidade
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Abrange temas atuais de Contabilidade, que façam parte do escopo dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do programa.



Contabilidade de Custos
Carga Horária: 45 horas
Ementa: A contabilidade gerencial e o ambiente empresarial; Custos: terminologia, conceitos e classificação; Sistemas de acumulação de custos; Produtos conjuntos e subprodutos; Análise da relação custo volume lucro; Custos para a análise de decisões; Custeio variável: uma ferramenta de gestão; Métodos convencionais para o tratamento contábil dos custos indiretos de fabricação; Custeio baseado em atividades.



Contabilidade Decisória
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Custos para tomada de decisões. Relações de custo-volume-lucro. Custo-padrão. Custeamento baseado na atividade (Método ABC).



Avaliação Patrimonial
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Evolução das necessidades informativas dos usuários; critérios de avaliação patrimonial; Contabilidade e flutuações de preços; variações gerais e específicas de preços; lucro por diferença entre patrimônios líquidos; aprimoramento das normas legais; da Lei 6404/76 até o Parecer de Orientação CVM 29/96; método simplificado de correção; método da correção monetária integral - CMI; demonstrações financeiras pela correção integral; análise comparativa dos métodos de correção; técnica do ajuste a valor presente; custo corrente; custo corrente corrigido; ajustes de avaliação patrimonial;; critérios de avaliação patrimonial e o lucro passível de distribuição; efeitos e distorções nos demonstrativos sem correção; tendências e resultados de pesquisas recentes; valores de saída; valor justo, IFRS 13 e FASB Topic 180. ajuste a valor presente e CPC 12; custo de oportunidade e de capital; JSCP, EVA e MVA; avaliação de empresas; avaliação em condições de risco.



Contabilidade Internacional
Carga Horária: 45 horas
Ementa: 
Internacionalização das normas contábeis. Adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil: alterações na legislação societária e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Análise crítica do conjunto de normas contábeis já publicadas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e sua correlação com os pronunciamentos do CPC. Pesquisas empíricas sobre contabilidade financeira e societária.



Controle Gerencial
Carga Horária: 
45 horas
Ementa:
 Controle nas organizações; A natureza dos sistemas de controle gerencial; Comportamento nas organizações; Sistema de avaliação de desempenho baseado no balanced scorecard; Orçamento geral e contabilidade por responsabilidade; Custo padrão e o controle de atividades estruturadas; Centros de lucro; Preços de Transferência; Dimensionamento e controle de ativos.



Contabilidade em Mercados Regulados
Carga Horária: 45 horas
Ementa: 
Características da Informação Contábil. Regulação dos Mercados e as Normas Contábeis. Informação Contábil Reportada por Empresas Reguladas: Companhias Abertas (CVM); Instituições Financeiras (BACEN); Entidades Seguradoras e de Previdência (SUSEP e PREVIC); Empresas do Setor de Saúde (ANS); Empresas do Setor de Petróleo e Gás (ANP); Empresas do Setor de Energia Elétrica (ANEEL); Empresas do Setor de Telecomunicações (ANATEL); Empresas do Setor de Transportes (ANTT, ANTAQ e ANAC).



Gestão Empresarial
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Principais Escolas de Administração Estratégica; Escola do Design; Escola do Planejamento; Escola do Posicionamento; Escola Empreendedora; Escola Cognitiva; Escola do Aprendizado; Escola do Poder; Escola Cultural; Escola Ambiental; Escola de Configuração.



Gestão Pública
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Administração Pública, Gestão Governamental, Gestão Pública e Gestão Social. Reforma do Estado no Brasil. Interfaces público-privadas e implicações para a contabilidade. Agência e Prática Social em Administração Pública e Contabilidade.


IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de  medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis . Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida , entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ acessando a página eletrônica  da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 2598-1619/1620, das 09h00 às 17h00.

UFRJ PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ