302 Found

Found

The document has moved here.

O aluno do mestrado precisa cumprir créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas, num total de 12 disciplinas de 45 horas-aula (3 créditos). Abaixo segue a listagem de disciplinas obrigatórias e eletivas:

Disciplinas Obrigatórias

Análise Multivariada
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Regressão Logit e Probit; Análise Discriminante; Análise de Conglomerados; Análise Fatorial; Análise de Correspondência. Escalonamento Multidimensional; Equações Estruturais.



Epistemologia em Contabilidade
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Questões epistemológicas e produção do conhecimento em Ciências Contábeis. Construção científica: teoria e dados. Abordagens qualitativas e quantitativas. Problemas, hipóteses e modelos de análises. Operacionalização de conceitos. Elaboração de instrumentos de coleta de dados. Recursos utilizados nas etapas de observação e processamento de dados. Etapas de análise dos dados. Ética, valores e compromisso social.



Métodos Qualitativos na Pesquisa Contábil
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Abordagens qualitativas. Problemas, hipóteses e modelos de análises. Operacionalização de conceitos. Elaboração de instrumentos de coleta de dados. Recursos utilizados nas etapas de observação e processamento de dados. Etapa de análise e interpretação dos dados. Uso de softwares.



Métodos Quantitativos Aplicados
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Estatística Descritiva; Distribuições de Probabilidade; Inferência Estatística; Análise de Regressão.



Teoria Avançada da Contabilidade
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Teoria Positiva versus Teoria Normativa. Processo Contábil (reconhecimento, mensuração e evidenciação), Propriedades da Informação Contábil, Teoria Contábil e Pesquisa Científica, Contabilidade e o ambiente institucional, Contabilidade e Incentivos Econômicos. Tópicos Contemporâneos na Pesquisa Contábil Internacional.



Seminário de Tese
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Desenvolvimento do Projeto de Tese visando à qualificação, por meio da realização de apresentações, debates e estudos sobre temas centrais dos projetos dos candidatos com foco na construção teórica e metodológica.



Pesquisa Tese de Doutorado
Carga Horária: 0 horas
Ementa: 

 

 

Disciplinas Eletivas

Avaliação de Projetos e Empresas
Carga Horária: 45 horas
Ementa:
Métodos de Avaliação de Empresas. Fundamentos da Criação e Gerenciamento de Valor. Método de Fluxo de Caixa. Fusões e Aquisições. Custo de Capital. Opções Reais.



Contabilidade Ambiental
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Entendendo o meio ambiente. A contabilidade e o meio ambiente. Contabilidade financeira ambiental. Contabilidade gerencial ambiental.



Contabilidade de Custos
Carga Horária: 45 horas
Ementa: A contabilidade gerencial e o ambiente empresarial; Custos: terminologia, conceitos e classificação; Sistemas de acumulação de custos; Produtos conjuntos e subprodutos; Análise da relação custo volume lucro; Custos para a análise de decisões; Custeio variável: uma ferramenta de gestão; Métodos convencionais para o tratamento contábil dos custos indiretos de fabricação; Custeio baseado em atividades.



Contabilidade Decisorial
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Custos para tomada de decisões. Relações de custo-volume-lucro. Custo-padrão. Custeamento baseado na atividade (Método ABC).



Avaliação Patrimonial
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Evolução das necessidades informativas dos usuários; critérios de avaliação patrimonial; Contabilidade e flutuações de preços; variações gerais e específicas de preços; lucro por diferença entre patrimônios líquidos; aprimoramento das normas legais; da Lei 6404/76 até o Parecer de Orientação CVM 29/96; método simplificado de correção; método da correção monetária integral - CMI; demonstrações financeiras pela correção integral; análise comparativa dos métodos de correção; técnica do ajuste a valor presente; custo corrente; custo corrente corrigido; ajustes de avaliação patrimonial;; critérios de avaliação patrimonial e o lucro passível de distribuição; efeitos e distorções nos demonstrativos sem correção; tendências e resultados de pesquisas recentes; valores de saída; valor justo, IFRS 13 e FASB Topic 180. ajuste a valor presente e CPC 12; custo de oportunidade e de capital; JSCP, EVA e MVA; avaliação de empresas; avaliação em condições de risco.



Contabilidade Internacional
Carga Horária: 45 horas
Ementa:
Internacionalização das normas contábeis. Adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil: alterações na legislação societária e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Análise crítica do conjunto de normas contábeis já publicadas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e sua correlação com os pronunciamentos do CPC. Pesquisas empíricas sobre contabilidade financeira e societária.



Controle Gerencial
Carga Horária:
45 horas
Ementa:
Controle nas organizações; A natureza dos sistemas de controle gerencial; Comportamento nas organizações; Sistema de avaliação de desempenho baseado no balanced scorecard; Orçamento geral e contabilidade por responsabilidade; Custo padrão e o controle de atividades estruturadas; Centros de lucro; Preços de Transferência; Dimensionamento e controle de ativos.



Contabilidade em Mercados Regulados
Carga Horária: 45 horas
Ementa:
Características da Informação Contábil. Regulação dos Mercados e as Normas Contábeis. Informação Contábil Reportada por Empresas Reguladas: Companhias Abertas (CVM); Instituições Financeiras (BACEN); Entidades Seguradoras e de Previdência (SUSEP e PREVIC); Empresas do Setor de Saúde (ANS); Empresas do Setor de Petróleo e Gás (ANP); Empresas do Setor de Energia Elétrica (ANEEL); Empresas do Setor de Telecomunicações (ANATEL); Empresas do Setor de Transportes (ANTT, ANTAQ e ANAC).



Gestão Empresarial
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Principais Escolas de Administração Estratégica; Escola do Design; Escola do Planejamento; Escola do Posicionamento; Escola Empreendedora; Escola Cognitiva; Escola do Aprendizado; Escola do Poder; Escola Cultural; Escola Ambiental; Escola de Configuração.



Gestão Pública
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Administração Pública, Gestão Governamental, Gestão Pública e Gestão Social. Reforma do Estado no Brasil. Interfaces público-privadas e implicações para a contabilidade. Agência e Prática Social em Administração Pública e Contabilidade.



Governança Corporativa
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Teoria da Agência; Relação entre GC, valor, desempenho e os desafios da pesquisa empírica; Estrutura de Propriedade; Conselhos de Administração; Empresas Familiares; Investidores Institucionais; Evolução da GC no Brasil e no Mundo; GC e Contabilidade.



Metodologia da Pesquisa em Ciências Contábeis
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Técnicas de estudo; Elaboração de projeto e relatório de pesquisa; Preparo de dissertação; Pesquisa: conceitos e finalidades; Problema metodológico da pesquisa; Construção científica; Teoria e prática; Ética, valores e compromisso social.



Pesquisa de Contabilidade em Mercado de Capitais
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Estrutura e Características do Mercado Financeiro Brasileiro. Hipótese do Mercado Eficiente. Capital Asset Pricing Model (CAPM). Modelos de Retornos Esperados. Assimetria Informacional. Utilidade da Informação Contábil. Qualidade da Informação Contábil. Disclosure. Modelo de Lucros Anormais e suas variações.



Sociedade, Meio Ambiente e Ciências Contábeis
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Os Impactos Socioambientais da Atividade Econômica. Responsabilidade Social das Empresas. Responsabilidade Social e Relatórios Sociais. Modelo Ibase. Demonstração de Valor Adicionado. Indicadores do Ethos. Modelo GRI. Críticas aos Relatórios Sociais. Viés para Gerenciamento de Imagem. Abrangência dos Relatórios Sociais. Comparabilidade dos Relatórios Sociais. Transparências dos Relatórios Sociais. Nível de Aderência aos Indicadores do GRI. Demonstração de Impacto Social.



Teoria da Contabilidade
Carga Horária: 45 horas
Ementa: O Posicionamento da Contabilidade no mundo atual. Objetivos da Contabilidade. A Evolução da Contabilidade. Estrutura Conceitual da Contabilidade. Evidenciação. Avaliação do Ativo e caracterização do Passivo. Apuração do Resultado e estrutura da Demonstração do Resultado. O conceito de Resultado abrangente, Ativo Intangível, Patrimônio Líquido e Perspectivas e Tendências teóricas e profissionais.



Tópicos Contemporâneos em Contabilidade
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Abrange temas atuais de Contabilidade, que façam parte do escopo dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do programa.



Intercâmbio Internacional em Temas de Contabilidade
Carga Horária: 45 horas
Ementa: Abrange temas contemporâneos em Ciências Contábeis, que serão apresentados e desenvolvidos por professores visitantes estrangeiros, provenientes de nossos convênios/parcerias internacionais.


IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de  medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis . Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida , entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ acessando a página eletrônica  da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 2598-1619/1620, das 09h00 às 17h00.

UFRJ PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ