302 Found

302 Found


nginx

PPGCC

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) é fruto do trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em resposta a um mercado de trabalho crescente e cujo fortalecimento profissional necessariamente passa por um aprofundamento de questões conceituais, de modo a levar a um corpo de conhecimentos mais adequado à aplicação da contabilidade na sociedade contemporânea. Pioneiro, o Programa recebeu sua primeira turma de mestrado em 1998, sendo, portanto, um dos primeiros programas de pós-graduação em Ciências Contábeis do País. A primeira turma de doutorado teve início em 2014. O programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis visa promover, mediante a associação do ensino e da pesquisa: “Em termos gerais, estudos avançados e sistemáticos no campo das Ciências Contábeis, com ênfase nos aspectos financeiros, contábeis e sociais das atividades econômicas, privadas e governamentais.” Mais especificamente, o programa tem por objetivo:

(i) a complementação da formação profissional do aluno, na área das Ciências Contábeis, ampliando e aprofundando os conhecimentos adquiridos em cursos regulares de graduação e pós-graduação, com base em competências analíticas e de reflexão crítica, a fim de desenvolver sua autonomia e criatividade;

(ii) a formação de professores universitários, de pesquisadores e de especialistas profissionais de alto nível, no campo das Ciências Contábeis, conduzindo à obtenção do grau acadêmico de mestre e de doutor;

(iii) o estímulo e desenvolvimento de pesquisas, tanto individual quanto coletivo, que contribuam para o desenvolvimento das Ciências Contábeis e para a difusão desses conhecimentos à comunidade científica e profissional;

(iv) a cooperação acadêmica e o intercâmbio técnico, científico e cultural com instituições congêneres brasileiras e estrangeiras;

(v) o estímulo à interdisciplinaridade, favorecendo o desenvolvimento de pesquisadores e profissionais que consigam estabelecer conexões com outras áreas de conhecimento e permitindo uma visão integrada das ciências contábeis à sociedade; 

(vi) a integração com as demais áreas da UFRJ e fortalecimento do ensino de Graduação e Pós-Graduação na área de Ciências Contábeis e nas áreas afins.

O egresso do PPGCC/UFRJ será um profissional (docente ou não) com profundidade e maturidade de formação capaz de propiciar-lhe uma condição diferenciada no que diz respeito à contribuição para produção e difusão de conhecimento junto aos profissionais da área de contabilidade e controladoria em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

A missão do programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis é “Contribuir para o avanço científico das ciências contábeis promovendo o desenvolvimento das atividades econômicas, privadas e governamentais com uma formação técnica, profissional e docente, por meio de estudos avançados, sistemáticos e interdisciplinares, voltados à interface entre os aspectos financeiros, contábeis e sociais, visando oferecer contribuição para o desenvolvimento sustentável da sociedade”.

A definição de visão em nosso planejamento estratégico diz: “Ser uma referência nacional na área de ciências contábeis, destacando-se pela qualidade de seus corpos docente e discente e seu impacto na disseminação de conhecimentos na interface entre a contabilidade e a sociedade”. Ressalta-se que para atingir o proposto pela visão traçada – ser uma referência nacional – é necessária uma atuação internacional consolidada. Esse é um dos aspectos fundamentais que vem sendo buscado pelo programa.

A atual estrutura do PPGCC/UFRJ possui apenas uma área de concentração “Contabilidade e Controladoria” e uma linha de pesquisa “Contabilidade e Sociedade”. O programa apresenta esta estrutura desde o triênio 2004-2006. A manutenção dessa estrutura justifica-se pelo fato de, tanto a presente área de concentração, como a presente linha de pesquisa, abrangerem a convergência e integração dentre a diversidade de projetos de pesquisa, produção acadêmica e disciplinas do programa.

 

 

DEFINIÇÃO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Contabilidade e Controladoria

Esta área de concentração abrange o estudo de temas relacionados à contabilidade e à controladoria, tendo como foco os papéis econômico e social desempenhados pelas Ciências Contábeis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

 

 

DEFINIÇÃO DA LINHA DE PESQUISA: Contabilidade e Sociedade

Busca refletir a inserção da contabilidade dentro do contexto social de quatro formas. Primeiro, as organizações são, possivelmente, os agentes mais atuantes e influentes dentro de uma sociedade, e o entendimento sobre suas operações representa uma maior compreensão sobre a própria sociedade. Nesse contexto, os artefatos contábeis são balizadores das ações das organizações, desde o estabelecimento de sistemas internos de incentivo, controle, desempenho e mensuração de impactos até a responsabilidade pela prestação informacional junto à diferentes públicos externos sobre aspectos financeiros, mercadológicos ou de sustentabilidade socioambiental. Segundo, as organizações são agentes sociais que disponibilizam produtos, contratam pessoas e adquirem insumos; o adequado desenvolvimento de instrumentos que auxiliem sua gestão e aumentem sua longevidade apresenta um potencial de aumentar o bem-estar em uma sociedade. Terceiro, é sabido que, em paralelo ao aumento potencial de bem-estar, as organizações geram subprodutos indesejáveis, logo, a adequada avaliação e evidenciação de externalidades permitirá à sociedade compreender os caminhos escolhidos e sinalizará possíveis ajustes. Por fim, considera-se um movimento socialmente desejável o desenvolvimento de uma ciência que permita maior conhecimento da sociedade, a partir das lentes da contabilidade, visando ao incremento do bem-estar.

 

Regulamento do PPGCC/UFRJ até T2018 – CLIQUE AQUI

Regulamento do PPGCC/UFRJ a partir T2019 – CLIQUE AQUI

Resolução CEPG/UFRJ sobre Cursos Stricto Sensu – CLIQUE AQUI

Resolução CEPG/UFRJ sobre CPGP e CD-PPGs – CLIQUE AQUI

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de  medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis . Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida , entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ acessando a página eletrônica  da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 2598-1619/1620, das 09h00 às 17h00.

UFRJ PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ