302 Found

302 Found


nginx

O Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFRJ está aberto a candidatos diplomados em cursos de mestrado e que atendam às exigências da UFRJ.  As inscrições abrem anualmente e o processo seletivo é constituído por três etapas:

1) Teste ANPAD ou GMAT
Para inscrições e informações, acesse a página do teste ANPAD. Somente serão aceitos resultados dentro da validade de dois anos. Os resultados GMAT deverão ser encaminhados para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2) Análise do Projeto de Pesquisa
O projeto de pesquisa será arguido por uma banca composta por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FACC-UFRJ.

A cada ano será elaborado edital público de seleção dispondo sobre: (a) as etapas da seleção, seus prazos e seu respectivo encadeamento e os critérios para aprovação em cada curso; (b) o quantitativo de vagas oferecido em cada curso; (c) que exames de seleção serão exigidos, tanto para residentes como para não residentes no Brasil, inclusive para aferição de fluência em idioma(s); (d) outras informações e exigências pertinentes para a eficácia do processo de seleção, incluindo os documentos exigidos.

Abaixo você encontra o link para o Processo de Seleção

Processo de Seleção 2022

 Processo de Seleção 2021

 Processo de Seleção 2020

 Processo de Seleção 2019

 Processo de Seleção 2018

 Processo de Seleção 2017

 Processo de Seleção 2016

 Processo de Seleção 2015

 Processo de Seleção 2014

O aluno do mestrado precisa cumprir créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas, num total de 8 disciplinas de 60 horas-aula (4 créditos). Abaixo segue a listagem de disciplinas obrigatórias e eletivas:

Disciplinas Obrigatórias

Metodologia do Ensino Superior
Carga Horária:
 60 horas
Ementa: Universidade Brasileira: objetivos, funções e questões atuais. Legislação do ensino superior. Concepções de educação. Sujeitos da práxis pedagógica e suas competências. Didática. Metodologia e avaliação: conceitos e aspectos críticos. O processo ensino/aprendizagem. Simulação de aula – prática ensino.
Bibliografia



Metodologia da Pesquisa em Ciências Contábeis
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Técnicas de estudo; Elaboração de projeto e relatório de pesquisa; Preparo de dissertação; Pesquisa: conceitos e finalidades; Problema metodológico da pesquisa; Construção científica; Teoria e prática; Ética, valores e compromisso social.
Bibliografia



Métodos Quantitativos Aplicados
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Estatística Descritiva; Distribuições de Probabilidade; Inferência Estatística; Análise de Regressão.
Bibliografia



Teoria da Contabilidade
Carga Horária: 60 horas
Ementa: O Posicionamento da Contabilidade no mundo atual. Objetivos da Contabilidade. A Evolução da Contabilidade. Estrutura Conceitual da Contabilidade. Evidenciação. Avaliação do Ativo e caracterização do Passivo. Apuração do Resultado e estrutura da Demonstração do Resultado. O conceito de Resultado abrangente, Ativo Intangível, Patrimônio Líquido e Perspectivas e Tendências teóricas e profissionais.
Bibliografia



Pesquisa de Dissertação
Carga Horária: 0 horas
Ementa: não aplicável. Bibliografia: Não Aplicável

Disciplinas Eletivas

 

Tópicos Contemporâneos em Contabilidade
Carga Horária: 60 horas
Ementa: O estado da arte nas Ciências Contábeis. Abrange temais atuais que sejam relevantes para o ensino e a pesquisa na área de contabilidade.
Bibliografia: Não aplicável



Contabilidade de Custos
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Introdução à contabilidade gerencial e de custos. Objetivos da contabilidade de custos: financeiros, gerenciais e estratégicos. Conceitos fundamentais de contabilidade de custos: terminologia, conceitos e classificação. Principais métodos de custeio e suas aplicações: absorção, baseado em atividades, variável e outros, bem como comparação entre os métodos. Uso das informações de custos para tomada de decisão: análise das relações custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio, margem de contribuição em condições de restrição, decisões de produzir ou comprar, descontinuar produtos e formação de preços.
Bibliografia



Contabilidade Decisorial
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Organização da controladoria; Metas, estratégias e controle gerencial; Avaliação e projeto de sistemas de contabilidade para controle gerencial; Produtos conjuntos e subprodutos; Custeio variável e relatórios segmentados; Análise diferencial.
Bibliografia



Avaliação Patrimonial
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Mensuração a valores de entrada e a valores de saída; mensuração a valor justo; ajuste a valor presente; arrendamento mercantil; teste de recuperabilidade de ativos; ativo não circulante mantido para venda; propriedades para investimento; ativos biológicos; hedge accounting; combinação de negócios; avaliação de empresas; avaliação em condições de risco; regulação contábil.
Bibliografia



Contabilidade Financeira
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil: alterações na legislação societária e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Impostos sobre Renda, Conversão das Demonstrações Contábeis, Redução ao Valor Recuperável de Ativos, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Ativo Intangível, Operações de Arrendamento Mercantil, Custos de Transação e Prêmios na emissão de Títulos e Valores Mobiliários, Demonstração do Valor Adicionado, Pagamento Baseado em Ações, Combinação de Negócios, Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento controlado em conjunto, Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, Receitas de contrato com cliente, Demonstrações Consolidadas, Mensuração do Valor Justo.

Bibliografia



Controle Gerencial
Carga Horária:  
60 horas
Ementa:
 Evolução da contabilidade gerencial e do controle gerencial. Teorias relacionadas ao controle gerencial: da teoria econômica às teorias organizacionais. Management control systems (MCS) – sistemas de controle gerencial – models/frameworks. Performance measurement and performance management systems (PMS). Controle gerencial e mudança. Principais autores nacionais/internacionais e suas contribuições.
Bibliografia



Contabilidade em Mercados Regulados
Carga Horária: 60 horas
Ementa: O Processo de Regulação dos Mercados. Perspectivas da Pesquisa Contábil e Financeira em Mercados Regulados. Estudos Empíricos com Empresas Reguladas: Companhias Abertas (CVM); Instituições Financeiras (BACEN); Entidades Seguradoras (SUSEP); Entidades de Previdência Complementar (PREVIC), Empresas do Setor de Saúde (ANS); Empresas do Setor de Petróleo e Gás (ANP); Empresas do Setor de Energia Elétrica (ANEEL); Empresas do Setor de Telecomunicações (ANATEL); Empresas do Setor de Transportes (ANTT, ANTAQ e ANAC); dentre outros setores regulados no Brasil e no Exterior.

Bibliografia



Gestão Pública
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Administração Pública, Gestão Governamental, Gestão Pública e Gestão Social. Reforma do Estado no Brasil. Interfaces público-privadas e implicações para a contabilidade. Agência e Prática Social em Administração Pública e Contabilidade.
Bibliografia



Cultura e Gestão
Carga Horária:  60 horas
Ementa: As diferentes perspectivas a respeito do conceito de cultura; dimensões culturais; cultura brasileira; os valores do mundo globalizado; os valores implícitos nas práticas de gestão; hibridização cultural.
Bibliografia



Sist. Inform. Contab. e Gestão
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Desempenho empresarial e gestão da informação. Economia da informação. Gestão do Conhecimento. Inovação e a organização de aprendizagem. O fator humano – o trabalhador do conhecimento. Sistemas de Informações Contábeis. Aplicações estratégicas de TI/SI. Planilhas eletrônicas. Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Sistemas empresariais (ERP’s). Big Data. Business Analytics. Computação verde (Green IT/IS).
Bibliografia



Sociedade, Meio Ambiente e Ciências Contábeis
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Os Impactos Socioambientais da Atividade Econômica. Responsabilidade Social das Empresas. Responsabilidade Social e Relatórios Sociais. Modelo Ibase. Demonstração de Valor Adicionado. Indicadores do Ethos. Modelo GRI. Críticas aos Relatórios Sociais. Viés para Gerenciamento de Imagem. Abrangência dos Relatórios Sociais. Comparabilidade dos Relatórios Sociais. Transparências dos Relatórios Sociais. Nível de Aderência aos Indicadores do GRI. Demonstração de Impacto Social.
Bibliografia



Governança Corporativa
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Teoria da Agência; Relação entre GC, valor, desempenho e os desafios da pesquisa empírica; Estrutura de Propriedade; Conselhos de Administração; Empresas Familiares; Investidores Institucionais; Evolução da GC no Brasil e no Mundo; GC e Contabilidade.
Bibliografia



Contabilidade Ambiental
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Entendendo o meio ambiente. Valoração econômica do Meio Ambiente. A Contabilidade e o meio ambiente (Financeira, Gerencial). Economia do Meio Ambiente. Indicadores de Desempenho e Relatórios.
Bibliografia



Fundamentos de Finanças
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Decisões de investimento. Decisões de financiamento a longo prazo. Custo e estrutura de capital. Política de dividendos. Criação e gerenciamento de valor. Estratégia financeira corporativa.
Bibliografia



Análise do Desempenho Empresarial
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Relevância da análise do desempenho das empresas: agentes de interesse; fatores motivadores e incentivadores; desempenho da gestão; abordagens tradicionais de análise financeira e econômica; grupos de indicadores utilizados no mercado; gerenciamento da informação contábil e efeitos sobre o desempenho; modelos integrados de análise de curto prazo; perfis dos fluxos de caixa, indicadores e modelos de capital de giro; indicadores usados no mercado de capitais; "ratings" e suas metodologias; valor de mercado da empresa por múltiplos; modelos integrados de avaliação de longo prazo; valor econômico adicionado e valor adicionado de mercado; estereótipos de comportamento de gestão; CIFROI e outros modelos; críticas aos modelos e indicadores; diferenças metodológicas; determinação dos indicadores e suas divulgações pelas empresas; estudos de caso.
Bibliografia



Contabilidade de Empresas Petrolíferas
Carga Horária:  60 horas
Ementa: O setor petrolífero; Modelos de mensuração e reconhecimento contábil no setor petrolífero; Regulação contábil internacional do setor petrolífero; Qualidade da informação contábil no setor petrolífero; Tributação das atividades petrolíferas; Parcerias operacionais nas atividades petrolíferas.
Bibliografia



Contabilidade e Finanças Públicas
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Fundamentos teóricos da Contabilidade aplicada ao Setor Público; Estrutura Conceitual da Contabilidade aplicada ao Setor Público; Patrimônio Público; Regime de Caixa e de Competência no Setor Público; Influências do Orçamento Público na Contabilidade do Setor Público; Normatização da Contabilidade aplicada ao Setor Público; Indicadores contábeis e gestão fiscal; Tendências teóricas nos estudos em Contabilidade e Finanças Públicas.
Bibliografia



Introdução ao R
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Conceitos Iniciais. Introdução ao software R. Importar e exportar dados. Análise descritiva de dados. Loop e janela de dados. Análise gráfica. Regressão linear. Análise dentro e fora da amostra. Tópicos diversos.



Metodologias de Pesquisa em Contabilidade Financeira
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Apresentação e classificação dos modelos. Eficiência de Mercado. Relevância. Conservadorismo. Gerenciamento de Resultados. Persistência de Lucros. Informatividade. Timeliness. Smoothing. Opacidade. Escolhas Contábeis. Estudo de eventos. Disclosure. Análise Fundamentalista. Pesquisas em IFRS.
Bibliografia



Técnicas e Ferramentas para Pesquisa Internacional
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Gerenciadores de referências. Tipos de artigo internacionais. Estrutura do artigo internacional. Escrita científica. Tradução. Corretores e correção. Indexação. Como escolher o periódico. Currículo, colaboração e rede internacional de pesquisadores.
Bibliografia



Informações Financeiras para Projetos Socioambientais
Carga Horária:  60 horas
Ementa: Conceitos básicos da economia do bem-estar; Custo Social x Custo Privado; Avaliação da viabilidade financeira de projetos socioambientais; Orçamentos e previsões; Execução e avaliação da execução dos projetos. Modelos de apresentação de informações
Bibliografia



O Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFRJ tem duração de dois anos, exigindo o cumprimento de, no mínimo, 32 créditos e carga horária de 480 horas. É oferecido gratuitamente, porém é exigida por parte do futuro aluno ampla disponibilidade, uma vez que as disciplinas do Programa, oferecidas no primeiro ano, acontecem em horários diversos, no período diurno. O segundo ano é dedicado à Pesquisa de Dissertação.

Os alunos admitidos no curso de mestrado que não possuam vínculos empregatícios poderão se candidatar a uma bolsa de estudo oferecida por órgãos governamentais financiadores de pesquisa, como a CAPES. O pedido deverá ser feito diretamente na secretaria, sendo os candidatos selecionados mediante a disponibilidade de bolsas.

É possível ter acesso ao percurso de aprendizagem do curso de Mestrado em Ciências Contábeis clicando aqui.

IMPORTANTE: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logomarca da UFRJ estão sujeitos à adoção de  medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis . Toda a Comunidade UFRJ deve proteger e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida , entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ acessando a página eletrônica  da Ouvidoria da UFRJ ou pelos telefones (21) 2598-1619/1620, das 09h00 às 17h00.

UFRJ PPGCC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Desenvolvido por: TIC/UFRJ