A estrutura do PPGCC/UFRJ tem uma área de concentração “Contabilidade e Controladoria” e uma linha de pesquisa “Contabilidade e Sociedade”, dividida em 20 projetos de pesquisa, descritos a seguir:
Descrição do Projeto: o projeto, coordenado pela professor Vinicius Mothé Maia, tem como objetivo analisar o desempenho organizacional, por meio da utilização de ferramentas quantitativas e qualitativas de análise da performance empresarial, que tenham como base tanto indicadores financeiros quanto não financeiros.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Análise de demonstrativos financeiros e banco de dados com indicadores”. Coordenação: Profa. Araceli Cristina.
Financiamento: ABRACONEE – Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica – Edital Estudos sobre Indicadores Contábil-financeiros e Ambientais de Cias Distribuidoras de Energia Elétrica no Brasil (apoio financeiro) – 10/2013 até 12/2022.
Financiadores: ABRACONEE (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pela profa. Claudia Cruz, é analisar e avaliar as práticas de gestão e accountability de entidades públicas, com os seguintes focos: 1) Governança no setor público e avaliação de práticas de transparência e divulgação de informações públicas; 2) Modelos de divulgação de informações e relatórios públicos; 3) Análise e avaliação de decisões orçamentárias; 4) Acompanhamento e avaliação de indicadores e relatórios fiscais de entidades públicas; 5) Compreensão da realidade fiscal de entes municipais; 6) Padrões e normas contábeis no setor público; 7) Avaliação de práticas de controle interno e externo em entidades públicas; 8) Acompanhamento e avaliação de novas formas de gestão pública, que incluem consórcios, contratos de gestão e parcerias público-privadas; e 9) Acompanhamento e avaliação de Contratos de concessão.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Gestão Fiscal e Resiliência Financeira em Governos Subnacionais”. Coordenação: Profa. Claudia Cruz.
Financiamento: COPPETEC – Edital Nº 155/2020 (Bolsa e apoio financeiro) – 07/2020 (em andamento).
Financiadores: CAPES (Bolsa DS); COPPETEC (Bolsa e Apoio Financeiro); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pelo profa. Patrícia Bortolon, é avaliar as diferentes configurações dos modelos e estruturas de governança corporativa no Brasil e no Mundo. O projeto avaliará questões relacionadas ao Conselho de Administração (one-tier, two-tier e mixed), Comitê de Auditoria e outros Comitês e Conselho Fiscal. Por fim, avaliar-se-á como a qualidade dos arranjos da governança corporativa contribuem para melhorar a informação divulgada aos acionistas e como contribuem para gerar valor e aumentar o desempenho das companhias abertas.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Sentimento do Investidor via Twitter, Retorno das Ações e Conteúdo das Informações Contábeis”. Coordenação: Prof. Marcelo Alvaro.
Financiamento: Chamada CNPq Nº 09/2023 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ – 1A (bolsa e apoio financeiro) – 03/2024 (em andamento).
Financiadores: CNPq (Bolsa PQ); FAPES (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pela profa. Fernanda Sauerbronn, tem por objetivo estudar e analisar os instrumentos do sistema de controle governamental e as práticas de gestão pública, propondo sugestões para seu desenvolvimento.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Governança Pública e Controle Social por meio dos Conselhos Municipais”. Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn.
Financiamento: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 2 do CNPq (bolsa) – 03/2019 até 02/2022.
Projeto de treinamento de pessoal por meio do Programa de Qualificação Institucional da UFRJ (Apoio Financeiro) – Coordenação: Profa. Claudia Cruz – 03/2019 (em andamento)
Financiadores: CNPq (Bolsa-PQ); PQI/UFRJ (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pelo professor José Ricardo, objetiva estudar os limites da ciência contábil, seu relacionamento com os outros campos do conhecimento e as melhores práticas para sua divulgação. O projeto tem como objetivos secundários: (i) estabelecer o perfil do profissional de contabilidade que as organizações desejam; (ii) definir o perfil dos egressos dos cursos de ciências contábeis; (iii) buscar uma maior compreensão sobre as práticas didáticas adotadas nos cursos de ciências contábeis; (iv) definir o grau de relacionamento existente entre os cursos de graduação em ciências contábeis e os programas stricto-sensu; (v) estabelecer o perfil do entrante nos programas stricto-sensu de contabilidade; (vi) definir a imagem que o contador tem frente à sociedade; (vii) definir o grau de relacionamento existente entre as ciências contábeis e as demais ciências humanas e sociais; (viii) realizar estudos visando definir a adequabilidade dos currículos dos cursos de ciências contábeis às necessidades sociais; e (ix) compreender o processo de aprendizagem dentro das organizações e sua contribuição para a construção do capital intelectual.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Conhecimento Contábil para Desenvolvimento Social Sustentável”. Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn.
Financiamento: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 – Faixa B – Grupos Consolidados (apoio financeiro) – 12/2021 até 12/2024.
Financiadores: CNPq (Universal – Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o projeto de pesquisa, coordenado pela profa. Yara Cintra, desenvolve estudos relativos a ferramentas de auxílio à gestão das organizações, relacionados à construção e mensuração do valor corporativo nas dimensões socioeconômicas e ambientais, em diversos setores produtivos.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Modelagem de Indicadores de Desempenho em Empresa do Setor Elétrico: uma análise de desempenho à luz das linguagens contábil, econômica e financeira”. Coordenação: Prof. Vinícius Maia.
Financiamento: ANEEL/LIGHT – Programa P&D do Setor Elétrico (bolsa e apoio financeiro) – 04/2018 até 03/2022.
Financiadores: P&D ANEEL/LIGHT (Bolsa e Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pela profa. Araceli Cristina, em por objetivo estudar os sistemas de controle, registro, gerenciamento e divulgação do impacto corporativo na esfera socioambiental e seu relacionamento com a gestão da responsabilidade social das organizações. O projeto tem como objetivos secundários: (i) analisar a inclusão da variável ambiental nos relatórios gerenciais; (ii) definir métodos de evidenciação dos passivos ambientais corporativos à sociedade; (iii) proceder uma análise crítica do atual estágio dos relatórios sociais; (iv) buscar um maior entendimento sobre a responsabilidade social corporativa; (v) compreender as limitações dos sistemas econômicos para a geração do bem-estar social; e (vii) problematizar o papel das empresas neste contexto.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Ativos Ambientais do Estado do Rio De Janeiro – Possibilidades de Reconhecimento do Capital Natural”. Coordenação: Profa. Araceli Cristina.
Financiamento: SEPLAG – Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (bolsa e apoio financeiro) – 12/2022 até 11/2024.
Financiadores: SEPLAG (Bolsa e Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o projeto, coordenado pelo prof. Adriano Rodrigues, tem como objetivo promover a pesquisa e a produção de trabalhos acadêmicos sobre o tema Contabilidade em Mercados Regulados, buscando evidências empíricas no universo de empresas brasileiras reguladas, por exemplo: CVM; BACEN; SUSEP; ANS; ANP; ANEEL; ANATEL; ANTT, ANTAQ e ANAC.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Qualidade das Informações Contábeis e Regulação no Setor Petrolífero”. Coordenação: Prof. Odilanei dos Santos.
Financiamento: Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (apoio financeiro) – 05/2022 (em andamento).
Financiadores: Faperj (JCNE – Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : Diante do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade no Brasil, o presente projeto, coordenado pelo prof. Odilanei dos Santos, tem por objetivo avaliar as diferenças apresentadas pelas empresas brasileiras a partir da adoção das IFRS.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Regulação e Qualidade das Informações Contábeis: Evidências do Setor Petrolífero”. Coordenação: Prof. Odilanei dos Santos.
Financiamento: Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes (apoio financeiro) – 03/2022 (em andamento).
Financiadores: CNPq (Universal – Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o presente projeto, coordenado pela profa. Ana Carolina, tem foco no estudo da gestão das empresas brasileiras em um cenário globalizado que exige uma convivência intercultural.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “A Cultura do Management e o Ensino em Administração em Universidades Públicas Federais: implicações para formação dos futuros gestores”. Coordenação: Profa. Ana Carolina Pimentel.
Financiamento: FAPERJ – APQ1 – Auxílio à Pesquisa Básica – 2016/2 (apoio financeiro) – 08/2016 (em andamento).
Financiadores: Faperj (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: o presente projeto, coordenado pelo prof. Marcelo Almeida, aborda a discussão de que a pesquisa histórica em contabilidade tem contribuindo para o avanço do conhecimento contábil sob diversos aspectos, se consolidando com uma subárea de pesquisa da teoria contábil. Sob uma perspectiva mais crítica, é possível notar pesquisas sobre a contabilidade como instrumento da ideológico ao longo da história. A análise do processo histórico, pela ótica dos instrumentos e informações contábeis, torna-se ainda mais relevante na medida em que permite o conhecimento sobre os agentes, as instituições, as relações de poder e os interesses que circundaram fatos históricos.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática na Amazônia: uma perspectiva histórica das ações do terceiro setor”. Coordenação: Profa. Yara Cintra.
Financiamento: FAS – Fundação Amazônia Sustentável (apoio financeiro) – 03/2023 (em andamento).
Financiadores: FAS (Apoio Financeiro); FUJB (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o presente projeto, coordenado pelo prof. Lucas Maragno, tem por objetivo analisar o desenvolvimento da boa prática contábil necessária à divulgação de informações relevantes e tempestivas aos usuários externos das demonstrações financeiras.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Análise do Discurso Aplicada a Contabilidade: O que as Informações Contábeis Podem Revelar”. Coordenação: Prof. Marcelo Almeida.
Financiamento: ARC – 2019 – Auxílio ao Pesquisador Recém-contratado – Faperj (apoio financeiro) – 04/2021 até 03/2024.
Financiadores: FAPERJ (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: o projeto, coordenado pelo professor Adolfo Coutinho, tem como objetivo analisar o processo decisório de profissionais da área contábil-financeira, por meio da aplicação experimentos e quase-experimentos, onde o respondente é convidado a tomar uma decisão ou emitir uma opinião em uma situação de sua área de atuação. Cabe ressaltar que se tornam relevantes estudos desta natureza, particularmente no campo contabilidade, desde o processo de convergência aos padrões internacionais. Principalmente, em função da primazia da essência sobre a forma, o exercício do julgamento se torna premente aos profissionais da área.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “O papel da habilidade de reflexão cognitiva na avaliação de expressões probabilísticas”. Coordenação: Prof. Rodrigo Leite.
Financiamento: Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (apoio financeiro) – 05/2022 (em andamento).
Financiadores: Faperj (JCNE – Apoio Financeiro); Coppetec (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o presente projeto, coordenado pelo prof. Pierre Ohayon, desenvolve estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento de metodologia para avaliação de projetos de C&T brasileiros. Esses estudos são conduzidos com apoio de especialistas oriundos de conceituadas instituições do país notavelmente da CNEN, EMBRAPA, PETROBRAS, FINEP, UNICAMP, USP, ABC e do exterior (CNAM, CNRS, OST). O projeto tem se voltado para auxiliar o IC-NOCMAT – International Committee on Non-Conventional Materials and Technologies, do qual o Prof. Pierre é membro, no desenvolvimento de um marco lógico de gerenciamento e avaliação de projetos científicos e tecnológicos relacionados com materiais e tecnologias não convencionais usados na construção civil.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Modelo para Avaliação das Ações de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu – Redebambu/BR”. Coordenação: Prof. Pierre Ohayon.
Financiamento: FAPERJ – Edital 08/2015 – Apoio a projetos de pesquisa na área de humanidades (apoio financeiro) – 11/2018 até 10/2022.
Financiadores: FAPERJ (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa); CNPq – PIBIC-EM (Bolsa).
Descrição do Projeto: o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pelo prof. Thiago de Abreu, é analisar as decisões financeiras das empresas e sua relação com o mercado de capitais, tendo a contabilidade como meio de comunicação entre ambos. Serão avaliadas, por exemplo, determinantes e impactos de decisões de: abertura ou fechamento de capital; emissão de títulos de dívida ou contratação privada; decisões de investimento; decisões de distribuição de lucros. O mercado de capitais como elemento influenciador das decisões empresariais também será alvo de investigação através das decisões de investimento de seus principais atores (investidores institucionais), da influência dos órgãos reguladores e dos choques sistemáticos.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Sentimento do Investidor via Twitter, Retorno das Ações e Conteúdo das Informações Contábeis”. Coordenação: Prof. Marcelo Alvaro.
Financiamento: Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Faixa B – Grupos Consolidados (apoio financeiro) – 12/2023 (em andamento).
Financiadores: CNPq (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto:o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pela profa. Mônica Gomes, é avaliar a adequação das políticas, estratégias, práticas e tecnologias educacionais para a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) em suas atividades profissionais e acadêmicas no campo de Administração e Contabilidade, visando à sua inclusão social e cidadania. Assim, busca-se proporcionar reflexões e conhecimento sobre meios de garantir direitos e oportunidades às pessoas com deficiência na área contábil e financeira, tanto nas Instituições de Ensino Superior, bem como no mercado de trabalho.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Tecnologia e Conhecimento Contábil e Qualidade de Vida”. Coordenação: Profa. Fernanda Sauerbronn.
Financiamento: Chamada CNPq No 4/2021 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ2 (bolsa) – 03/2022 (em andamento).
Financiadores: CNPq (Bolsa PQ); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: : o objetivo do projeto de pesquisa, coordenado pelo prof. Marcelo Alvaro, é analisar a qualidade das informações contábeis de empresas no Brasil e em outros países e identificar os principais fatores determinantes dessa qualidade no nível organizacional e institucional (país).
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Impacto da Qualidade dos Accruals na Qualidade da Informação Contábil: uma análise a partir dos desvios de ordem e dos erros de extensão temporal”. Coordenação: Prof. Marcelo Alvaro.
Financiamento: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nível 1B do CNPq (bolsa) – 03/2020 até 02/2024.
Financiadores: CNPq (Apoio Financeiro); CNPq (Bolsa PQ); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: o presente projeto, coordenado pela prof. Rodrigo Leite, aborda a discussão de que a Contabilidade vem se tornando uma ciência cada vez mais interdisciplinar, conversando e contribuindo com áreas como Economia, Finanças, Psicologia e Sociologia. Levando isso em conta esse projeto de pesquisa visa trazer insights e contribuições de outras ciências para a Contabilidade, e vice-versa. Assim sendo, este projeto visa aumentar a interseção entre a contabilidade e outras áreas.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Processos mentais e vida financeira saudável: do endividamento ao investimento”. Coordenação: Profa. Patrícia Bortolon.
Financiamento: Edital FAPES Nº 28/2022 – Universal (apoio financeiro) – 09/2023 (em andamento).
Financiadores: FAPES (Apoio Financeiro); Coppetec (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: este projeto de pesquisa, coordenado pelo Prof. Lucas Maragno, tem como objetivo investigar a interação entre whistleblowing, fraude, governança corporativa e a contabilidade financeira. A proposta é examinar como o mecanismo de denúncia de irregularidades, conhecido como whistleblowing, pode influenciar a detecção e prevenção de fraudes nas organizações, bem como o papel desempenhado pela governança corporativa nesse contexto.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Incentivos e Restrições da Qualidade da Informação Contábil”. Coordenação: Profa. Alini da Silva.
Financiamento: Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnologicos (COPPETEC) – Programa de Apoio a Docente Recém Doutor Antonio Luís Vianna 2023 (ALV2023) – Edital Nº 565/2023 (Apoio financeiro) – 02/2024 (em andamento).
Financiadores: COPPETEC (Apoio Financeiro); FUJB (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Descrição do Projeto: o objetivo do presente projeto de pesquisa, coordenado pelo Prof. Anderson Frare, é o de examinar como sistemas de controle gerencial (eco-controles e valores centrais de sustentabilidade) podem auxiliar na orquestração de práticas de produção mais sustentáveis e consequentemente maximizar o desempenho multidimensional (água, energia, regulatório-ambiental e econômico) das empresas. Com isso, serão evidenciados meios (sistemas de controles gerenciais) mais ou menos efetivos para orquestrar essas práticas de produção mais sustentável, bem como isso pode melhorar o desempenho da empresa em uma via sustentável multidimensional. Paralelamente a tudo isso, o projeto potencialmente contribuirá com as discussões nas linhas de pelo menos três objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: o ODS 6 Água Potável e Saneamento; o ODS 9 Indústria, inovação e infraestrutura e; o ODS 12 Consumo e produção responsáveis.
Projeto(s) Individual(is) Vinculado(s):
Projeto “Sistemas de controle gerencial e produção mais limpa em empresas têxteis”. Coordenação: Prof. Anderson Frare.
Financiamento: FAPERGS – Edital FAPERGS 08/2023 – Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado – ARD/ARC (Apoio financeiro) – 02/2024 (em andamento).
Financiadores: FAPERGS (Apoio Financeiro); CAPES (Bolsa DS); CNPq – PIBIC (Bolsa).
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ)
Av. Pasteur, 250 – sala 250
Urca – Rio de Janeiro/RJ
+55 21 3938-5117
ppgcc@facc.ufrj.br
Segunda a sexta, das 9:00h às 15:00h.