O PPGCC

História

História

A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – unidade da UFRJ que abriga o Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis – ocupa as dependências do Palácio Universitário. Trata-se de um belo edifício histórico de estilo neoclássico, idealizado por José Clemente Pereira, inaugurado em 1852 e doado em 1949 à Universidade do Brasil – que vem passando por extensa reforma. A UFRJ possui um dos primeiros Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do país, que oferece o Curso de Mestrado desde 1998 e passou a oferecer o Curso de Doutorado em agosto de 2014.

O programa está, desde 2003, estruturado em uma área de concentração (Contabilidade e Controladoria) e em uma linha de pesquisa (Contabilidade e Sociedade). Em nossa última atualização da base de egressos (final de 2024) observou-se que o PPGCC/UFRJ, até 31 de dezembro de 2024, havia formado 291 egressos no curso de mestrado e 36 egressos no curso de doutorado, totalizando 327.

Destaca-se que 13 egressos do curso de doutorado também são egressos do curso de mestrado. Até o final do ano de 2024, foram produzidas 291 dissertações e 36 teses de doutorado no âmbito do PPGCC/UFRJ. No final de 2024, o programa contava com 70 estudantes com matrícula ativa (34 de doutorado e 36 de mestrado).

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFRJ) é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Contabilidade da FACC/UFRJ, em resposta a um mercado de trabalho crescente e cujo fortalecimento profissional necessariamente passa por um aprofundamento de questões conceituais de modo a levar a um corpo de conhecimentos mais adequado a aplicação da contabilidade na sociedade contemporânea.

Esse movimento do Departamento de Contabilidade pretende situar a UFRJ, também na área contábil, dentre as instituições de renome nacional e internacional que produzem trabalhos considerados de padrão mundial. No início do segundo semestre de 2017, a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis passou a contar com um novo espaço para aulas teóricas, com 34 amplas e modernas salas com refrigeração e equipamentos adequados.

O PPGCC/UFRJ tem obtido sinais de reconhecimento da qualidade de seu programa. No final do ano de 2007 quando, depois de uma ampla reestruturação iniciada no ano de 2004, atingiu boas marcas em diversos indicadores de desempenho acadêmico e conquistou a almejada nota 4 na avaliação trienal da CAPES de 2004-2006. Os indicadores do programa foram ainda melhores no triênio de 2007-2009, resultando na manutenção da nota 4, divulgada no ano de 2010. Já em 2013, com base na avaliação do triênio 2010-2012, o programa alcançou a nota 5, fruto do crescimento da produção científica docente, da qualidade e tempestividade das dissertações produzidas e expressivo número de projetos de pesquisa apoiados por instituições de fomento nacionais e estaduais. Ainda em 2013, o PPGCC/UFRJ teve aprovado pela CAPES seu pedido de oferecimento de Doutorado em Ciências Contábeis, com a primeira turma iniciada em 2014. Nas avaliações dos quadriênios 2013-2016 e 2017-2020 o programa manteve a nota 5.

Desde 2006 o programa edita a Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) que, atualmente, é qualificada pela CAPES no extrato A3. A SCG apresenta números quadrimestrais, tendo a cada volume (ano) cerca de 30 artigos publicados, cujo conteúdo é disponibilizado por meio do portal ATENA (http://www.atena.org.br). O site do PPGCC/UFRJ (www.ppgcc.ufrj.br) direciona automaticamente para o portal da revista, no seguinte endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/scg.

A revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) mantém seu compromisso e seus esforços editoriais para servir de instrumento indispensável à disseminação de conhecimento produzido por pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com o desenvolvimento de temas de contabilidade e gestão que sejam relevantes para a sociedade.

Desde 2011, a SCG passou a ser conduzida tendo como base as Boas Práticas da Publicação Científica, produzidas no Fórum de Editores da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, com apoio da ANPAD, ANPCONT e ANPTUR. Desde 2012 a SCG faz parte da base de indexação de periódicos DOAJ.
Em dezembro de 2014, a SCG passou a integrar a base de dados SPELL mediante iniciativa do PPGCC/UFRJ em integrar os esforços da área pela divulgação gratuita de informação técnico-científica.

Por fim, desde 2017 a SCG passou a ser indexada também na EBSCOHost. No SPELL a SCG apresentou fator de impacto de 5 anos sem autocitações de 0,270 em 2016, de 0,354 em 2017, de 0,420 em 2018, de 0,358 em 2019, de 0,321 em 2020, de 0,392 em 2021, 0,294 em 2022 (Q1) e 0,245 em 2023 (Q2). Além disso, a revista possui no final de 2024 H5 Google de 10.

Desde 2010, o programa organiza o Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis – AdCont. O AdCont tem como objetivo propiciar aos acadêmicos e profissionais das áreas de Administração e Ciências Contábeis do país um espaço privilegiado para discussão de temas relevantes.

Todos os trabalhos são analisados em Double Blind Review. A cada edição são aprovados e apresentados mais de 150 trabalhos de pesquisadores de diversas regiões do Brasil e também de outros países.

Cabe destacar o papel social de apoio e de desenvolvimento das Ciências Contábeis que o programa vem desempenhando. Neste sentido, cita-se a cooperação direta do programa para a criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFES (PPGCon/UFES), que foi aprovado pela CAPES em 2009. Este programa foi desenvolvido através de uma associação temporária com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFRJ, que tem professores de seu quadro atuando em Vitória com a finalidade de suprir lacunas temporárias de recursos humanos naquela instituição. O convênio de cooperação acadêmica (associação temporária) foi celebrado à época já apresentando como contrapartida da UFES a viabilização da expansão do PPGCC/UFRJ com a complementação de seu quadro docente. Esta contrapartida foi executada na proposta de APCN aprovada em 2013 e que autorizou o início do Curso de Doutorado em Ciências Contábeis da UFRJ em 2014. Nesse sentido, a parceria entre os programas proporciona que o PPGCC/UFRJ conte com a participação de um professor da UFES em seu quadro permanente. De outro lado, dois professores do PPGCC/UFRJ participam do PPGCon/UFES.

Além disso, desde o início de 2019 o PPGCC/UFRJ formalizou suas parcerias com o PPGCC/UERJ e o PPGCGP/UERJ e com o PPGCC/UFU. No caso dos programas da FAF/UERJ o Termo de Parceria de Solidariedade Acadêmica tem como objetivo a expansão/consolidação do PPGCC/UERJ e do PPGCGP/UERJ e o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes dos programas. Já o Termo de Parceria de Cooperação Acadêmica com o PPGCC/UFU tem como objetivo a expansão/consolidação dos programas de ambas as instituições, além do intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes dos programas.

O programa conta com um conjunto de professores experientes e com formação diversificada. Isso pode ser exemplificado por uma concentração inferior a 30% quanto à formação no nível de doutorado na UFRJ (diversos programas). Destaca-se que 40% dos docentes (12) possui doutorado em Ciências Contábeis.

Adicionalmente, um docente é doutor pela Université Catholique de Louvain na Bélgica; um docente fez pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign; dois docentes fizeram o pós-doutorado em Ciências Contábeis na FEA/USP; um docente fez pós-doutorado na Suffolk University/Boston–USA; um fez pós-doutorado na University of Sheffield; um fez pós-doutorado no ISCTE-IUL; um fez pós-doutorado na Universidade La Sapienza; um realizou o doutorado sanduíche na University of Warwick na Inglaterra; e outro realizou o doutorado sanduíche na University of St Andrews.

A qualidade da produção docente também pode ser avaliada pelos prêmios obtidos nos últimos anos. Em 2015 e 2017, diversos docentes do PPGCC/UFRJ foram agraciados com um reconhecimento da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro por meio de uma Moção de Louvor e Reconhecimento. Em ambos os casos os reconhecimentos se deram pelas valiosas contribuições do corpo docente do PPGCC/UFRJ ao Município do Rio de Janeiro.

Além disso, atualmente todos os professores participam ou coordenam ao menos um projeto de pesquisa com apoio financeiro de órgãos de fomento, tais como FAPERJ, FAPES e CNPq, ou de instituições públicas ou privadas que apoiam projetos de pesquisa, tais como ECG/TCE-RJ – Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do RJ, ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, FUNENSEG – Fundação Escola Nacional de Seguros, ABRACONEE – Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica e CRC-RJ – Conselho Regional de Contabilidade do RJ, dentre outros. Há que se destacar que três docentes do programa são bolsistas PQ do CNPq, sendo um desde 2012, passando ao nível 1D em 2015, ao nível 1B em 2020 e ao nível 1A em 2023, uma docente de 2017-2020 (Edital PQ de 2016 do CNPq) e outra a partir de 2019 (Edital PQ de 2018 do CNPq), ambas com bolsas PQ-2.

INFORMAÇÕES DO PROGRAMA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCC/UFRJ)

Av. Pasteur, 250 – sala 250
Urca – Rio de Janeiro/RJ

+55 21 3938-5117
ppgcc@facc.ufrj.br

Segunda a sexta, das  9:00h às 15:00h.

Redes Sociais

Últimas Notícias